Domingo, Outubro 26, 2025
Domingo, Outubro 26, 2025

Obra do alcobacense Thierry Ferreira decora jardim de Leiria

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Thierry Ferreira e outros quatro escultores transformaram 20 toneladas de calcário da Serra de Aire em cinco obras originais que estão a decorar o jardim da Almuinha, criado em Leiria e inspirado no Maciço Calcário Estremenho. 

O alcobacense Thierry Ferreira e outros quatro escultores transformaram 20 toneladas de calcário da Serra de Aire em cinco obras originais que estão a decorar o jardim da Almuinha, criado em Leiria e inspirado no Maciço Calcário Estremenho. 

A iniciativa decorreu no âmbito de uma residência artística que se realizou durante duas semanas nos jardins da Villa Portela, em Leiria, e envolveu também os artistas Abílio Febra, Filipe Curado, Mário Lopes e Vítor Reis. “Este encontro permitiu a partilha de experiências, de técnicas e de conceitos”, sublinha o alcobacense, através de um comunicado.

Região de Cister - Assine já!

“Fragmento de Paisagens” é o nome da obra de Thierry Ferreira que se apresenta como uma “massa disforme, conciliando movimentos orgânicos, planos e linhas”. “Ao contemplar o mundo, podemos facilmente observar duas realidades distintas: a Natureza e tudo aquilo que é construído pelo homem”, explica o escultor. “Partindo da observação destas duas realidades antagónicas, pretendi explorar a ideia de justaposição de paisagens e dar forma ao que poderá substanciar o fragmento de uma possível aproximação entre estes dois universos”, revela o escultor. 

Durante a iniciativa foram abordadas temáticas como “o lugar das artes na Pólis”, “a valorização do espaço público pelas artes”, “a importância da participação das empresas na afirmação e valorização de uma cultura local”, “a escultura em pedra, técnicas clássicas vs linguagem contemporânea” e “o potencial da educação através da manualidade na era digital”. 

O projeto foi promovido pela Câmara de Leiria em parceria com a empresa Filstone, de Fátima, e surgiu da proposta do escultor Abílio Febra, para dar continuidade ao Simpósio de Escultura na Villa Portela, iniciado em 2018, cujo material base para criação artística foi a madeira. 

Para o processo de seleção foram consideradas a participação dos escultores em projetos internacionais de escultura, assim como a representatividade territorial na área abrangida pelos municípios que integram a Rede Cultura 2027, no âmbito da candidatura de Leiria a Capital Europeia de Cultura. Além do concelho de Alcobaça, estiveram representados nesta residência artística entre os dias 6 e 19 os concelhos de Leiria, da Batalha e de Caldas da Rainha. 
texto carolina calado

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Ocean Adventures redefine turismo de luxo na região

Inspirada pela música, pelo oceano e pelas montanhas, a Ocean Adventures está a redefinir o turismo de luxo...

Andebol de Praia: Nazaré BHT faz história e sagra-se campeão europeu

Foram os próprios andebolistas a custear as deslocações até à ilha de Porto Santo, contudo, acabaram a… ganhar...

Alcobaça coroou campeões da Taça da Liga de Skate

Mariana Simão, no Open Pro feminino, Madu Teixeira, no Open Pro masculino, João Almeida, no Open adaptado, e...

Renovadas entradas de Alcobaça com sinalética alusiva à Terra de Paixão

As entradas da cidade de Alcobaça têm agora uma nova imagem, com a substituição dos antigos totens por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!