Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

Parque de merendas de Pinhal Fanheiro concluído no verão

Data:

Partilhar artigo:

A partir deste verão, os barrienses vão poder usufruir de um parque de merendas com espaços dedicados ao convívio familiar na localidade de Pinhal Fanheiro. O objetivo é que a área funcione como um “complemento” ao espaço polidesportivo e polivalente que a Junta planeia instalar no campo de futebol inutilizado há vários anos.

A partir deste verão, os barrienses vão poder usufruir de um parque de merendas com espaços dedicados ao convívio familiar na localidade de Pinhal Fanheiro. O objetivo é que a área funcione como um “complemento” ao espaço polidesportivo e polivalente que a Junta planeia instalar no campo de futebol inutilizado há vários anos.

A empreitada de requalificação do parque de merendas teve início há um ano, todavia, abrandou o ritmo devido à pandemia de covid-19. De acordo com a presidente de Junta do Bárrio, o espaço, instalado junto a uma zona florestal da freguesia, vai estar equipado com novo mobiliário para refeições em família e equipamentos para a confeção das mesmas, nomeadamente uma churrasqueira. “A pandemia obrigou a um abrandamento do ritmo da obra, mas vai ser retomada assim que as restrições permitam. A churrasqueira está praticamente finalizada e o próximo passo é a instalação do mobiliário”, explica Filipa Gomes. “É uma área com sombra e uma manta verde. O espaço indicado para um almoço em família e convívio ao ar livre”, acrescenta.

Região de Cister - Assine Já!

O intuito da Junta é que o projeto, a concluir até ao verão, funcione também como um “complemento” do espaço polivalente a instalar no campo de futebol desocupado há vários anos. “O campo encontra-se desocupado e é uma pena que um espaço com tanto potencial fique ao abandono. Deste modo, a Junta avançou com um projeto para dotá-lo de uma nova vida”, conta.

Para tal, a autarquia adquiriu um conjunto de três mini-pistas de golfe e está a projetar a criação de um espaço para jogos tradicionais e atividades infantis. “Será um espaço polivalente e polidesportivo para todas as idades. As mini-pistas, o espaço para jogos como a malha e áreas dedicadas às brincadeiras das crianças são importantes para a freguesia e é interessante conseguir unir várias gerações num só espaço”, afirma.

Também esta obra sofreu alguns percalços devido à situação pandémica, mas “não tardará a avançar”.

A construção de um espaço onde as crianças possam aprender a sinalização rodoviária de “uma forma prática e segura”, uma área exterior preparada para as atuações da Orquestra Ligeira e Juvenil do Bárrio e a criação de um roteiro pedagógico para bicicletas são outros projetos que a presidente de Junta quer concretizar até final do mandato.

De acordo com a autarca, são “importantes passos” no sentindo de melhorar os espaços dedicados a atividades de lazer na freguesia do Bárrio. “Vamos não só criar e melhorar espaços de lazer dignos da comunidade como também dar uma nova vida a áreas que estavam quase ‘esquecidas’”, conclui Filipa Gomes, sublinhando o impacto das intervenções na “qualidade de vida da comunidade local”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!