Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Parque de merendas de Pinhal Fanheiro concluído no verão

Data:

Partilhar artigo:

A partir deste verão, os barrienses vão poder usufruir de um parque de merendas com espaços dedicados ao convívio familiar na localidade de Pinhal Fanheiro. O objetivo é que a área funcione como um “complemento” ao espaço polidesportivo e polivalente que a Junta planeia instalar no campo de futebol inutilizado há vários anos.

A partir deste verão, os barrienses vão poder usufruir de um parque de merendas com espaços dedicados ao convívio familiar na localidade de Pinhal Fanheiro. O objetivo é que a área funcione como um “complemento” ao espaço polidesportivo e polivalente que a Junta planeia instalar no campo de futebol inutilizado há vários anos.

A empreitada de requalificação do parque de merendas teve início há um ano, todavia, abrandou o ritmo devido à pandemia de covid-19. De acordo com a presidente de Junta do Bárrio, o espaço, instalado junto a uma zona florestal da freguesia, vai estar equipado com novo mobiliário para refeições em família e equipamentos para a confeção das mesmas, nomeadamente uma churrasqueira. “A pandemia obrigou a um abrandamento do ritmo da obra, mas vai ser retomada assim que as restrições permitam. A churrasqueira está praticamente finalizada e o próximo passo é a instalação do mobiliário”, explica Filipa Gomes. “É uma área com sombra e uma manta verde. O espaço indicado para um almoço em família e convívio ao ar livre”, acrescenta.

Região de Cister - Assine já!

O intuito da Junta é que o projeto, a concluir até ao verão, funcione também como um “complemento” do espaço polivalente a instalar no campo de futebol desocupado há vários anos. “O campo encontra-se desocupado e é uma pena que um espaço com tanto potencial fique ao abandono. Deste modo, a Junta avançou com um projeto para dotá-lo de uma nova vida”, conta.

Para tal, a autarquia adquiriu um conjunto de três mini-pistas de golfe e está a projetar a criação de um espaço para jogos tradicionais e atividades infantis. “Será um espaço polivalente e polidesportivo para todas as idades. As mini-pistas, o espaço para jogos como a malha e áreas dedicadas às brincadeiras das crianças são importantes para a freguesia e é interessante conseguir unir várias gerações num só espaço”, afirma.

Também esta obra sofreu alguns percalços devido à situação pandémica, mas “não tardará a avançar”.

A construção de um espaço onde as crianças possam aprender a sinalização rodoviária de “uma forma prática e segura”, uma área exterior preparada para as atuações da Orquestra Ligeira e Juvenil do Bárrio e a criação de um roteiro pedagógico para bicicletas são outros projetos que a presidente de Junta quer concretizar até final do mandato.

De acordo com a autarca, são “importantes passos” no sentindo de melhorar os espaços dedicados a atividades de lazer na freguesia do Bárrio. “Vamos não só criar e melhorar espaços de lazer dignos da comunidade como também dar uma nova vida a áreas que estavam quase ‘esquecidas’”, conclui Filipa Gomes, sublinhando o impacto das intervenções na “qualidade de vida da comunidade local”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!