Rádio Nazaré dá voz a cidadãos com deficiência

Contribuir para a informação e sensibilização da opinião pública para as questões da igualdade e da inclusão é o objetivo do programa “A Voz da Igualdade” emitido pela Rádio Nazaré desde julho. A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência foi a mais recente convidada e não poupou elogios ao programa “único” e “de máxima pertinência para a sociedade”. 

O programa conduzido por Ana Pouseiro resulta de uma candidatura da Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inserção da Nazaré (Cercina) ao Instituto Nacional de Reabilitação. Focado em temas relacionados com a convenção dos direitos das pessoas com deficiência, o programa conta com a participação de técnicos, especialistas convidados, pessoas apoiadas pela Cercina e outras organizações congéneres. “Semanalmente o programa dá voz a convidados de referência no tema e àqueles que vivem esta realidade na primeira pessoa. É um espaço de debate e de capacitação da opinião pública”, explica Ana Pouseiro ao REGIÃO DE CISTER. Em “moldes” semelhantes, este é o único programa a nível nacional.

“A Voz da Igualdade” vai para o ar na Rádio Nazaré semanalmente, às sextas-feiras, entre as 11 e as 12 horas, e o feedback ultrapassou as expectativas da equipa. “A resposta após cada emissão tem sido muito positiva. Temos ouvintes de fora do concelho e é já considerado uma referência dada a sua pertinência”, declara a locutora. “A nível pessoal tem sido uma experiência muito gratificante. Aprendo com cada testemunho e consigo sair da minha zona de conforto”, acrescenta. 

Na sua mais recente visita à Nazaré, a secretária de Estado da inclusão das Pessoas com Deficiência participou do programa e sublinhou a importância do programa que “serve de palco para a discussão de temas tão importantes para toda a sociedade”. “O primeiro passo para a mudança é o diálogo. Este programa, único a nível nacional, é uma referência por promover a mudança e a educação da sociedade”, parabenizou Ana Sofia Antunes.