A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcobaça comemorou, esta terça-feira, o 130.º aniversário.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcobaça comemorou, esta terça-feira, o 130.º aniversário.
Por ser o primeiro aniversário da associação enquanto comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, Leandro Domingos agradeceu a “confiança” da Direção da instituição e o “apoio” do corpo de bombeiros. Por sua vez, o presidente da Câmara de Alcobaça comprometeu-se a continuar a apoiar a corporação, enaltecendo o “orgulho” por ter dois alcobacenses no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), referindo-se a Carlos Guerra (1.º comandante) e Mário Cerol (2.º comandante).
O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, que presidiu a cerimónia em frente ao Mosteiro de Alcobaça, agradeceu o “esforço” dos bombeiros nos incêndios “muito severos” do ano passado, bem como a “mobilização geral” da sociedade em torno da prevenção dos fogos florestais na sequência da campanha de limpeza das matas.
Foi também em frente ao Mosteiro que quatro estagiários foram promovidos à condição de bombeiros de 3.ª, vários elementos receberam as medalhas de “assiduidade” de 5, 10, 15, 20 e 25 anos ao serviço da corporação, António Luís Pereira passou para o “quadro de honra” da instituição e o sub-chefe António Santos foi eleito, pelos companheiros, o “Bombeiro do Ano”.
As cerimónias do aniversário dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça começaram com a tradicional alvorada e hastear da bandeira, seguiu-se a homenagem aos bombeiros e dirigentes falecidos, no talhão dos Bombeiros no cemitério da cidade. Já no Rossio, o padre Ricardo Cristóvão benzeu três novas viaturas.