Epadrc retoma Feira Agrícola para promover oferta formativa

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) vai organizar, entre esta sexta e domingo, a 6.ª edição da Feira Agrícola e Gastronómica para promover a oferta formativa, captar novos alunos e dinamizar um importante setor da economia local.

O certame conta com os habituais expositores de máquinas agrícolas, ateliês de restaurante-bar e gastronomia, mesas redondas sobre a segurança no manuseamento de máquinas e a influência de Cister na gastronomia lusitana, com a apresentação dos doces da Epadrc que já foram premiados em concursos nacionais, explica Paula Malojo. A diretora da Epadrc defende que a feira tem o objetivo principal de “trazer a comunidade à escola e mostrar o que a se faz nas salas de aulas”. Além disto, haverá animação musical, realização de atividades de lazer direcionadas para toda a família, oficinas práticas e uma caminhada.

A Feira Agrícola é, também, um espaço de aprendizagem. Não só para os alunos, mas também para os produtores e empresários e produtores da região do setor da agropecuária. Durante a feira, vão ter lugar as jornadas técnicas de suinicultura e fruticultura que são, nas palavras da diretora, “pontos altos” do certame. Estas sessões estão viradas para as vertentes “inovação e formação”.

A instituição de ensino profissional vai ver alargada, já no próximo ano, a sua oferta formativa com a criação de dois novos cursos: Técnico Vitivinícola e Técnico de Industrias Alimentares, que vêm “colmatar” necessidades do tecido económico local e regional, recorda a docente. 

Está lançado o mote para mais três dias de animação e de aprendizagem em torno da atividade letiva da Epadrc.