Terça-feira, Outubro 7, 2025
Terça-feira, Outubro 7, 2025

Nazareno vence bolsa para estudar pós-guerra colonial

Data:

Partilhar artigo:

O nazareno Miguel Cardina, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, venceu uma bolsa “Starting Grants” do Concelho Europeu de Investigação, no valor de 1,4 milhões de euros.

O nazareno Miguel Cardina, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, venceu uma bolsa “Starting Grants” do Concelho Europeu de Investigação, no valor de 1,4 milhões de euros. A receita vai financiar o projeto de investigação “Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais”, que tem como objetivo estudar as memórias das guerras coloniais e de libertação.

“Este é um projeto que procura perceber de que forma é que a guerra foi sendo lembrada ou esquecida entre 1974 e a atualidade”, conta Miguel Cardina ao REGIÃO DE CISTER, que se propõe a revisitar as memórias de guerra.

Região de Cister - Assine já!

A investigação será levada a cabo em Portugal, antiga potência colonial, em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, territórios nos quais deflagrou a guerra, e em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, onde a matriz anticolonial foi determinante no processo de construção nacional.

Apesar de o olhar estar virado para o passado, o investigador de 38 anos sustenta que este continua a ser um tema presente. “Aquilo que pretendo fazer com este trabalho é perceber de que forma este tema marcou os últimos anos e tentar perceber como é que hoje persistem legados relacionados com a guerra, no meio das relações que se estabelecem entre países, e no corpo e alma de quem a combateu”, esclarece o também vice-presidente do Conselho Científico do CES.

 O nazareno, que conquistou o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea (2011) e o Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa (2013) com a tese de doutoramento, vai ser o coordenador do projeto, liderando uma equipa de seis pessoas, iniciando a investigação em 2017, seguindo até 2022.

A investigação do nazareno destacou-se entre três mil candidaturas ao concurso da bolsa Starting Grants, que tem como objetivo apoiar os jovens cientistas europeus mais promissores em áreas de reconhecido valor científico.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Catarina Monteiro e Catarina Baburko representam Nazaré no The Voice

Uma dupla de “Catarinas” está a dar que falar na nova temporada do The Voice Portugal. Diretamente da...

Alcobacense assume Direção de Transformação Digital da McDonald’s Portugal

O alcobacense João Pedro Machado foi recentemente nomeado diretor de Transformação Digital da McDonald’s Portugal, numa nova estrutura...

Peixeiras contestam vendas sem licença no mercado da Nazaré

Amélia Conde, vendedora de peixe no Mercado Municipal da Nazaré, levou à reunião de Câmara da passada segunda-feira...

Diálogo construtivo e tom civilizado marcam debate em Alcobaça

Num tom moderado e civilizado, os cinco candidatos à presidência da Câmara de Alcobaça enfrentaram-se (ou dialogaram) no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!