Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Recriação da Batalha de Aljubarrota juntou dois milhares

Data:

Partilhar artigo:

Como começou a Batalha? Quem participa? Como estavam divididos os exércitos? O que aconteceu no desenrolar da batalha? Quem foram Nuno Álvares Pereira, Martim de Macedo, Antão Vaz, William de Montferrat e Álvaro de Sandoval? A grande recriação da Batalha de Aljubarrota, que se realizou no sábado, dia 16 de agosto, respondeu a essas questões a mais de duas mil pessoas, que marcaram presença na iniciativa. 

Como começou a Batalha? Quem participa? Como estavam divididos os exércitos? O que aconteceu no desenrolar da batalha? Quem foram Nuno Álvares Pereira, Martim de Macedo, Antão Vaz, William de Montferrat e Álvaro de Sandoval? A grande recriação da Batalha de Aljubarrota, que se realizou no sábado, dia 16 de agosto, respondeu a essas questões a mais de duas mil pessoas, que marcaram presença na iniciativa. “O dia da recriação da batalha foi o dia que mais atraiu visitantes. Só nessa tarde estavam presentes cerca de duas mil pessoas“, referiu José Lourenço, presidente da Junta de Aljubarrota. A iniciativa, da organização da Câmara de Alcobaça, da Junta de Aljubarrota e da Associação Companhia Livre, reuniu 300 figurantes vindos de vários pontos de Portugal e de uma figurante improvável, ou seja, Inês Silva, vereadora da Cultura. 

Às dezenas de figurantes juntaram-se artesãos e comerciantes locais com as suas pinturas, peças em madeira, frutas e legumes, doces conventuais, pão da padeira, bordados, licores, compotas e bijutarias em dezenas de bancas que transformaram as ruas num mercado ao ar livre. O presidente da Junta de Aljubarrota estima que “passaram pela feira medieval nos quatro dias cerca de 40 mil visitantes, registando-se um aumento em cerca de 20% em relação ao ano passado“. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!