Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Voluntários ajudam a limpar o Rio Alcôa

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de duas dezenas de pessoas está a proceder a limpezas no Rio Alcôa, aos sábados, desde o início do mês de julho. Os voluntários já conseguiram carregar dezenas de camiões com o lixo recolhido junto à nascente, em Chiqueda. 

Um grupo de duas dezenas de pessoas está a proceder a limpezas no Rio Alcôa, aos sábados, desde o início do mês de julho. Os voluntários já conseguiram carregar dezenas de camiões com o lixo recolhido junto à nascente, em Chiqueda. 
“Numa primeira fase limpámos a zona junto à ponte da Chiqueda de Baixo. Depois viemos até ao moinho do canal e agora estamos junto à nascente“, explicou José António Correia, um dos voluntários que tem participado na iniciativa. A ideia partiu de vários populares, na sua maioria com terrenos confluentes ao rio, mas já angariou voluntários de todo o concelho e até já contou com a ajuda de um japonês, a passar férias em Chiqueda. “Conseguimos mobilizar um grupo com cerca de 20 pessoas, que quer ver o rio mais bonito e prazível“, adianta Rui Bento, também voluntário do grupo.
“As entidades públicas não tomam conta dos rios e a situação chegou a estes extremos, em que não se via ponta de água a correr“, contestou Fernando Barros, outro dos participantes, criticando “a falta de cuidados de saúde pública no local”. “Quando as moagens trabalhavam estava sempre tudo limpo e arranjado, desde há 40 anos que esta parte do rio tem sido deixada ao abandono”, lamenta José António Correia, também proprietário de um dos dois moinhos recuperados recentemente. “Queremos recuperar a beleza natural deste espaço e, ao mesmo tempo, alertar os responsáveis dos problemas que existem”, reforça Fernando Barros. A Junta de Aljubarrota também deu o seu apoio na iniciativa, mas o grupo apela a uma maior sensibilização para o problema.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!