Quarta-feira, Setembro 3, 2025
Quarta-feira, Setembro 3, 2025

Academia de Música quer esclarecer contratação das AEC

Data:

Partilhar artigo:

A Academia de Música de Alcobaça vai pedir reuniões “urgentes” à Câmara e às associações de pais que assumiram os projetos de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos Agrupamentos de Escolas de Cister e da Benedita, para perceber as razões que estiveram na origem da falta de acordo com a Associação Tempos Brilhantes, entidade gestora das AEC.

A Academia de Música de Alcobaça vai pedir reuniões “urgentes” à Câmara e às associações de pais que assumiram os projetos de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nos Agrupamentos de Escolas de Cister e da Benedita, para perceber as razões que estiveram na origem da falta de acordo com a Associação Tempos Brilhantes, entidade gestora das AEC. Em 2014/15, a Academia vai deixar de assegurar as AEC na área das expressões artísticas nas escolas do Agrupamento de Cister e da Benedita, mantendo-se apenas com o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, neste caso numa parceria com a empresa Know How, entidade promotora das AEC neste agrupamento.
As negociações com a Associação Tempos Brilhantes decorreram durante várias semanas, mas, hoje, Rui Morais, diretor executivo da AMA, não tem dúvidas: “Acredito que nunca quiseram chegar a acordo connosco. Até porque não cederam um milímetro face à proposta inicial”. Porém, o dirigente garantiu que, ao contrário de outras entidades, não equaciona recorrer à via judicial para averiguar a legalidade da contratação pública das AEC.
A Tempos Brilhantes propôs à AMA apenas uma hora nos 3.º e 4.ºs anos daqueles dois agrupamentos, proposta considerada “pedagogicamente incoerente, financeiramente desastrosa e que, para além do mais, não permitia a construção de horários mínimos para os professores”. A contraproposta da AMA passava por aceitar essa base, acrescentando os 1.º e 2.ºs anos nalgumas turmas, num total de 37% das horas previstas para o ano letivo. Recorde-se que, durante os últimos oito anos, a Academia foi responsável pela totalidade dos horários.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!