Segunda-feira, Julho 4, 2022
Segunda-feira, Julho 4, 2022

Empresas de Alcobaça integram roteiro económico de Cavaco Silva

Data:

Partilhar artigo:

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou esta segunda-feira a Solancis e o Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA), no âmbito de mais uma jornada do “Roteiro para uma Economia Dinâmica”.

A visita do chefe de Estado começou em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, com uma visita a uma farmacêutica, tendo depois parado no concelho de Alcobaça para visitar a sociedade exploradora de pedreiras, sediada na Benedita, e o CEIA, em Alfeizerão, onde ficou para almoço. 

Fundada em 1969, a Solancis conta com 12 pedreiras próprias e exporta cerca de 95% da sua produção para 53 países. Com um volume de negócios de 8 milhões de euros em 2013, a empresa de extração e transformação de calcário emprega cerca de 90 colaboradores. “Queremos duplicar o nosso volume de faturação nos próximos dez anos, continuar a investir nas novas tecnologias [nos últimos três anos atingiu os 750 mil euros] e criar novas parcerias”, referiu Samuel Delgado, administrador da empresa da Benedita. A escadaria do Museu do Louvre, o Centro Cultural de Belém, a sede da microsoft em Paris, as lojas da Hermés, Burberry’s e Louis Vuitton são algumas das obras que constam no portefólio da Solancis.

Em funcionamento desde 2009, o CEIA resultou de um investimento de 16 milhões de euros. O espaço está equipado com 250 boxes, um picadeiro coberto com 4 mil metros quadrados, bancada para 1.100 pessoas e restauração com cerca de 650 lugares sentados, distribuídos por quatro salas. “A equitação e os cavalos obrigam a uma série de meios e infraestruturas, que permite dinamizar a economia local”, explicou Pedro Carvalho, diretor técnico do CEIA, que assegura trabalho a 35 pessoas. O responsável explicou ainda que “o centro pode receber eventos desportivos ligados à equitação em qualquer altura do ano, já que tem picadeiros indoor e outdoor, que permitem todas as condições para a prática de todos os níveis da parte de equitação”.

O chefe de Estado, que não prestou declarações aos jornalistas da parte da manhã, vai visitar à tarde duas empresas de equipamentos industriais em São João da Madeira e em Vale de Cambra. Segundo a Presidência da República, as empresas que Cavaco Silva está a visitar ao longo do dia de hoje “são essencialmente exportadoras”, que têm como estratégia de afirmação a “especialização em nicho de produto e serviço”, sendo “grandes empregadores com um peso decisivo no emprego à escala local” e com impacto “no crescimento económico”.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!