Sábado, Novembro 26, 2022
Sábado, Novembro 26, 2022

Empresas de Alcobaça integram roteiro económico de Cavaco Silva

Data:

Partilhar artigo:

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou esta segunda-feira a Solancis e o Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA), no âmbito de mais uma jornada do “Roteiro para uma Economia Dinâmica”.

A visita do chefe de Estado começou em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, com uma visita a uma farmacêutica, tendo depois parado no concelho de Alcobaça para visitar a sociedade exploradora de pedreiras, sediada na Benedita, e o CEIA, em Alfeizerão, onde ficou para almoço. 

Fundada em 1969, a Solancis conta com 12 pedreiras próprias e exporta cerca de 95% da sua produção para 53 países. Com um volume de negócios de 8 milhões de euros em 2013, a empresa de extração e transformação de calcário emprega cerca de 90 colaboradores. “Queremos duplicar o nosso volume de faturação nos próximos dez anos, continuar a investir nas novas tecnologias [nos últimos três anos atingiu os 750 mil euros] e criar novas parcerias”, referiu Samuel Delgado, administrador da empresa da Benedita. A escadaria do Museu do Louvre, o Centro Cultural de Belém, a sede da microsoft em Paris, as lojas da Hermés, Burberry’s e Louis Vuitton são algumas das obras que constam no portefólio da Solancis.

Região de Cister - Assine Já!

Em funcionamento desde 2009, o CEIA resultou de um investimento de 16 milhões de euros. O espaço está equipado com 250 boxes, um picadeiro coberto com 4 mil metros quadrados, bancada para 1.100 pessoas e restauração com cerca de 650 lugares sentados, distribuídos por quatro salas. “A equitação e os cavalos obrigam a uma série de meios e infraestruturas, que permite dinamizar a economia local”, explicou Pedro Carvalho, diretor técnico do CEIA, que assegura trabalho a 35 pessoas. O responsável explicou ainda que “o centro pode receber eventos desportivos ligados à equitação em qualquer altura do ano, já que tem picadeiros indoor e outdoor, que permitem todas as condições para a prática de todos os níveis da parte de equitação”.

O chefe de Estado, que não prestou declarações aos jornalistas da parte da manhã, vai visitar à tarde duas empresas de equipamentos industriais em São João da Madeira e em Vale de Cambra. Segundo a Presidência da República, as empresas que Cavaco Silva está a visitar ao longo do dia de hoje “são essencialmente exportadoras”, que têm como estratégia de afirmação a “especialização em nicho de produto e serviço”, sendo “grandes empregadores com um peso decisivo no emprego à escala local” e com impacto “no crescimento económico”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!