O PS/Alcobaça encontra-se preocupado com a educação no concelho, mas também com os constrangimentos e os problemas que surgem nas escolas, considerando que é fundamental discutir o Plano Municipal de Educação.
O PS/Alcobaça encontra-se preocupado com a educação no concelho, mas também com os constrangimentos e os problemas que surgem nas escolas, considerando que é fundamental discutir o Plano Municipal de Educação.
Esta posição surgiu após uma reunião de trabalho dos socialistas, em que participou a deputada Odete João, vice-líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia da República e membro da Comissão Parlamentar da Educação.
Natália Serrazina, membro da Assembleia Municipal, o sistema atual “traçou um quadro negro das AECS no concelho de Alcobaça” e além disso, chamou “ a atenção para as deficiências e carências do atual sistema”. Também os autarcas socialistas António Calaxa e Fernando Azeitona põem em causa a “forma atual de gestão das escolas, o que se reflete na qualidade do ensino e das escolas enquanto espaço, concluindo que quem fica a perder são os alunos”.
A vereadora na Câmara de Alcobaça, Eugénia Rodrigues, entende “que a postura economicista do Governo e nomeadamente do município de Alcobaça roça no desleixo, o que leva a que a qualidade de educação tenha baixado drasticamente”. No entanto, o vereador José Canha pensa “que hoje em dia não se valoriza o papel dos professores e que a gestão municipal das escolas, com a possibilidade de escolha diferenciada dos currículos, é caminho melindroso e que pode ser perigoso.”
“Os mega centros escolares, as escolas e o atual modelo já contruídos e implementados já permitem tirar ilações sobre os constrangimentos e problemas da novas funções e responsabilidades partilhadas. É também importante discutir a carta de educação concelhia, rever as escolas cujo encerramento ou construção esteja planeado”, afirma o líder do PS/Alcobaça, César Santos, que entende ser “chegado o momento de envolver todos no futuro das crianças e garantir uma educação séria, profissional al e que eduque e prepare as gerações futuras”.