Domingo, Junho 15, 2025
Domingo, Junho 15, 2025

Beneditense explora ilhas da Antártida

Data:

Partilhar artigo:

A beneditense Patrícia Azinhaga já está a chegar à Antártida. Objetivo: compreender a história de uma das zonas deste continente – as ilhas Shetland do Sul.

 

A beneditense Patrícia Azinhaga já está a chegar à Antártida. Objetivo: compreender a história de uma das zonas deste continente – as ilhas Shetland do Sul.

A bolseira do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), da Universidade de Coimbra, apaixonada pelas regiões polares e pela divulgação e educação científica, é uma das investigadores do projeto GEOPERM.

Região de Cister - Assine já!

“O grande continente branco (assim como todos os outros) tem vindo a movimentar-se pelo planeta, resultado da existência de placas tectónicas, que colidem, se afastam ou simplesmente deslizam umas em relação às outras. Na verdade, a Antártida já esteve em zonas mais equatoriais com temperaturas de fazer inveja a quem gosta de praia. Um passado de vários milhões de anos. Esta história está registada nas rochas, contudo nem todos conseguem lê-la. Os geólogos são quem a consegue ler”, explica a geóloga, que deverá regressar no próximo mês de março. “Após cerca de 18 horas no ar e de três voos cheguei a Punta Arenas. Será daqui que partiremos para a Península Antártica dentro de dois dias”, escreveu a beneditense no seu blog.

Em novembro do ano passado, a beneditense esteve pela primeira vez no hemisfério sul, em Punta Arenas, no Chile. “A convite do projeto GAIA Antártica da Universidade de Magallanes, essa semana foi dedicada à educação e divulgação da ciência polar, mas também as novas ideias, futuros projectos, natureza e cultura. Para voltar diz a tradição que há que beijar o pé do Indío que se encontra na estátua de Fernão de Magalhães mas nunca pensei que o efeito fosse tão rápido”, conta Patrícia Azinhaga. Dois dias depois recebeu um telefonema com uma proposta “inesperada, impensável, irrecusável”. Voltar a Punta Arenas mas ir até ao continente branco.

AD Footer

Artigos Relacionados

Maria Amélia Cordeiro eterniza em livro memórias felizes da infância

Os rascunhos das memórias felizes da infância que Maria Amélia Cordeiro foi escrevendo em prosa e poesia ao...

Juno

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano. Recebeu o seu nome em honra da deusa romana JUNO,...

Bombeiros da Benedita reforçam missão com novo posto de emergência

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) deu recentemente um passo marcante no reforço da capacidade...

Externato da Benedita conquista 2.º prémio em passatempo online

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) conquistou o 2.º prémio no passatempo online nacional “SOS Polinizadores – Constrói...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!