Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Associação 5Rios pede limpeza no Rio Alcôa

Data:

Partilhar artigo:

A Associação 5Rios e a Junta de Valado dos Frades solicitaram à Associação Portuguesa do Ambiente (APA) a prorrogação do prazo para a limpeza dos terrenos confinantes ao Rio Alcôa. 

A Associação 5Rios e a Junta de Valado dos Frades solicitaram à Associação Portuguesa do Ambiente (APA) a prorrogação do prazo para a limpeza dos terrenos confinantes ao Rio Alcôa. 

A APA tinha notificado os proprietários para efetuarem a limpeza no prazo de 30 dias, mas a 5Rios e a Junta pediram que a intervenção seja realizada apenas a partir de 30 de junho, por forma a minimizar os impactes ambientais na região.

Região de Cister - Assine Já!

“Os proprietários, na sua maioria agricultores, têm consciência da necessidade de cumprir com a determinação da APA, mas o prazo que lhes tinha sido concedido não era favorável, daí que tenhamos solicitado, numa reunião, que o prazo fosse alargado”, explicou Frederico Teixeira, presidente da Direção da 5Rios.

No final de fevereiro, aquela associação agrícola organizou uma sessão de esclarecimento na sede da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, tendo como objetivo esclarecer os proprietários das parcelas agrícolas confinantes com o Alcôa, no espaço entre a linha férrea e a Fervença, sobre o processo de limpeza do rio. 

“Foi um momento muito importante, em que foi possível debater, com todos os interessados, uma matéria muito sensível. Nesse debate, foi acordado a 5Rios representar os proprietários notificados e proceder-se a uma limpeza conjunta”, salientou Frederico Teixeira. “A 5Rios ficou muito satisfeita de contribuir para a resolução dos problemas dos proprietários rurais”, concluiu o dirigente.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!