Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Associação 5Rios pede limpeza no Rio Alcôa

Data:

Partilhar artigo:

A Associação 5Rios e a Junta de Valado dos Frades solicitaram à Associação Portuguesa do Ambiente (APA) a prorrogação do prazo para a limpeza dos terrenos confinantes ao Rio Alcôa. 

A Associação 5Rios e a Junta de Valado dos Frades solicitaram à Associação Portuguesa do Ambiente (APA) a prorrogação do prazo para a limpeza dos terrenos confinantes ao Rio Alcôa. 

A APA tinha notificado os proprietários para efetuarem a limpeza no prazo de 30 dias, mas a 5Rios e a Junta pediram que a intervenção seja realizada apenas a partir de 30 de junho, por forma a minimizar os impactes ambientais na região.

“Os proprietários, na sua maioria agricultores, têm consciência da necessidade de cumprir com a determinação da APA, mas o prazo que lhes tinha sido concedido não era favorável, daí que tenhamos solicitado, numa reunião, que o prazo fosse alargado”, explicou Frederico Teixeira, presidente da Direção da 5Rios.

No final de fevereiro, aquela associação agrícola organizou uma sessão de esclarecimento na sede da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, tendo como objetivo esclarecer os proprietários das parcelas agrícolas confinantes com o Alcôa, no espaço entre a linha férrea e a Fervença, sobre o processo de limpeza do rio. 

“Foi um momento muito importante, em que foi possível debater, com todos os interessados, uma matéria muito sensível. Nesse debate, foi acordado a 5Rios representar os proprietários notificados e proceder-se a uma limpeza conjunta”, salientou Frederico Teixeira. “A 5Rios ficou muito satisfeita de contribuir para a resolução dos problemas dos proprietários rurais”, concluiu o dirigente.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!