Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

CIMCA arranca no domingo com 17 agrupamentos musicais

Data:

Partilhar artigo:

O Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça (CIMCA) começa este domingo, com a receção e sorteio dos participantes, e termina no próximo dia 27, com um concerto de laureados. A concurso vão estar 17 agrupamento musicais, 11 na categoria sénior e seis na categoria júnior.

O Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) começa este domingo, com a receção e sorteio dos participantes, e termina no próximo dia 27, com um concerto de laureados. A concurso vão estar 17 agrupamento musicais, 11 na categoria sénior e seis na categoria júnior.

Vão juntar-se em terras de Cister músicos de Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Rússia, Bulgária, Polónia, Brasil e Coreia do Sul, com a presença de cerca de 50 músicos, divididos entre as duas categorias (Júnior e Sénior). “É com muita honra que conseguimos, mais uma vez, viabilizar este concurso, que é de todas as atividades da Banda de Alcobaça a que tem uma propensão internacional mais acentuada”, referiu Rui Morais, presidente da Banda de Alcobaça, na apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira, no Cine-teatro de Alcobaça. Na ocasião, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, considerou que “o CIMCA vai reafirmando Alcobaça com a tradição da música clássica e na excelência destes eventos”.

Região de Cister - Assine já!

Além do Cistermúsica, a 4.ª edição do CIMCA conta, pela primeira vez, com a parceria do Festival do Estoril e soma a segunda parceria internacional, juntando ao Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul) o Festival Internacional de Música de Maputo (Moçambique). “Argumentos mais do que suficientes para manter a diversidade de concorrentes, vindos de todo o mundo”, sublinhou António Rosa, presidente do Júri e diretor artístico do CIMCA. 

Além de António Rosa, da Orquestra Sinfónica do Porto, integram o júri António Saiote, professor da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto, Jonathan Luxton, da Orquestra Gulbenkian e na Escola Superior de Música de Lisboa, Luís Magalhães, da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul; Miquel Bernat, que trabalha com o Drumming em Portugal, dando aulas no Porto e em Barcelona e, por último, Vicente Chuaqui, professor de violoncelo no Conservatório de Música do Porto.

Organizado pela Banda de Alcobaça e pela Câmara, com produção da Academia de Música de Alcobaça, o evento tem como objetivo divulgar a Música de Câmara, premiando o esforço, o talento e a criatividade dos participantes. Orçado em cerca de 38 mil euros, o CIMCA vai atribuir prémios financeiros na ordem dos 18 mil euros.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!