Terça-feira, Abril 22, 2025
Terça-feira, Abril 22, 2025

Amílcar Coelho lança livro em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Cerca de uma centena de pessoas participaram, este sábado, no lançamento do livro “Eles não esperam por cães que mancam”, da autoria do alcobacense Amílcar Coelho. 

Cerca de uma centena de pessoas participaram, este sábado, no lançamento do livro “Eles não esperam por cães que mancam”, da autoria do alcobacense Amílcar Coelho. A sessão decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

A obra resulta de 14 histórias e aborda o quotidiano da escola primária dos anos 1960 e o acesso das crianças ao mundo do trabalho em fábricas de barro branco e vermelho que dominavam, então, o desenvolvimento industrial da região.

Região de Cister - Assine já!

O autor pretendeu mostrar “através da ficção, como é que a trama desse ‘espaço’ urdia e era urdido por essa extraordinária maquinação da escola e da fábrica”.

A apresentação do livro esteve a cargo do historiador Rui Rasquilho, da professora Paula Malojo e da vereadora Inês Silva. Precedendo a apresentação do autor, quatro alunas da Usalcoa, que já tinham lido a obra, apresentaram os seus testemunhos sobre a época analisada, essencialmente abordando a temática do trabalho infantil.

Amílcar Coelho tem 61 anos, nasceu na Cumeira de Baixo, em Aljubarrota, e cedo começou a atividade profissional numa fábrica de cerâmica da região. Enquanto trabalhava como pintor de louça, estudou à noite no Curso Geral de Administração e Comércio e Curso Complementar dos Liceus em Alcobaça. Mais tarde, licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra, atingindo o grau de mestre e doutor. Foi autarca e é presidente da UGT-Leiria.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Traquina termina carreira aos 36 anos

Aos 36 anos, o alcobacense João Traquina anunciou o fim da carreira, através de uma nota publicada nas...

Contestadas “telas plásticas” colocadas no Baça e no Alcoa

A Câmara de Alcobaça procedeu à limpeza das margens dos rios Alcoa e Baça no decorrer do ano...

Vida renovada

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o...

Maria Cecília Louraço evoca passagem do tempo em “Memória da Pedra”

Depois de ter dado a conhecer no Baú das Memórias, no passado verão, a exposição sensorial “A praia...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!