Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Plano de Ação Social Alargada apresentado

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça apresentou, esta segunda-feira, o Plano de Ação Social Alargada, que inclui a oferta de livros e material escolar aos cerca de 2 mil alunos do 1.º ciclo do concelho no ano letivo 2015/16.

A Câmara de Alcobaça apresentou, esta segunda-feira, o Plano de Ação Social Alargada, que inclui a oferta de livros e material escolar aos cerca de 2 mil alunos do 1.º ciclo do concelho no ano letivo 2015/16.

Os manuais serão oferecidos aos alunos do 1.º ano e emprestados aos alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, com a obrigatoriedade de os devolverem em boas condições no final do ano letivo. O material inclui uma mochila com o logótipo do concelho, um pack de três borrachas, canetas de quatro cores, uma caixa de lápis de cor, uma régua, uma cola líquida, uma tesoura, um apara-lápis e dois cadernos, um pautado e outro quadriculado.

“Começa a ser cada vez mais difícil definir quem é que precisa de apoio ou não”, considerou Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, para quem “terá de haver igualdade de oportunidades, num sistema de ensino que é universal e gratuito”.

A autarquia, que até ao ano passado investia cerca de 70 mil euros para os alunos subsidiados do escalão A e B, prevê gastar cerca de 150 mil euros no primeiro ano de implementação do plano. Os custos com a aquisição dos manuais e material escolar serão submetidos a uma candidatura do Programa 2020, devendo diminuir substancialmente nos próximos anos.

A proposta de oferta dos manuais escolares chegou a ser apresentada no anterior mandato pelo socialista José Acácio Barbosa, não colhendo apoio da maioria, que agora decidiu avançar com a medida, à semelhança do que acontece noutros municípios do País.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!