Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Câmara quer Museu do Vinho credenciado

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça quer iniciar a candidatura ao processo de credenciação do Museu do Vinho à Rede Portuguesa de Museus, mas para tal tem de cumprir algumas exigências.

A Câmara de Alcobaça quer iniciar a candidatura ao processo de credenciação do Museu do Vinho à Rede Portuguesa de Museus, mas para tal tem de cumprir algumas exigências.

Alberto Guerreiro revela que o serviço educativo e o setor do restauro já estão a funcionar. “Já foram restauradas 45 peças com receitas geradas no Museu”, avançou o museólogo da Câmara de Alcobaça, acrescentando que o processo de credenciação é fundamental para avançar com a requalificação do Museu, dado que é necessário recorrer a fundos comunitários.

A vereadora Inês Silva defende que a sensibilização junto dos mais novos é essencial para a preservação da história. “Compreender o presente, projetar o futuro só acontece se conhecermos o passado”, afirmou a vereadora, lembrando que os museus são organismos vivos.

O território alcobacense, asseverou a autarca, tem de ser conhecido de forma integral: “As pessoas têm de visitar os mosteiros, os museus e o castelo. Quem não conhece não dinamiza a economia e fica de costas voltadas para o património”.

A vereadora da Cultura relembrou também a importância do Museu Raul da Bernarda que apresenta ‘Os trajes do Rancho do Alcoa, alusivos à louça de Alcobaça’ e ‘Coleção de cerâmica Raul da Bernarda’.

Esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, crianças do Jardim-Escola João de Deus de Alcobaça aprenderam a história de uma das joias da produção vitivinícola nacional.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!