Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022

Câmara quer Museu do Vinho credenciado

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça quer iniciar a candidatura ao processo de credenciação do Museu do Vinho à Rede Portuguesa de Museus, mas para tal tem de cumprir algumas exigências.

A Câmara de Alcobaça quer iniciar a candidatura ao processo de credenciação do Museu do Vinho à Rede Portuguesa de Museus, mas para tal tem de cumprir algumas exigências.

Alberto Guerreiro revela que o serviço educativo e o setor do restauro já estão a funcionar. “Já foram restauradas 45 peças com receitas geradas no Museu”, avançou o museólogo da Câmara de Alcobaça, acrescentando que o processo de credenciação é fundamental para avançar com a requalificação do Museu, dado que é necessário recorrer a fundos comunitários.

Região de Cister - Assine Já!

A vereadora Inês Silva defende que a sensibilização junto dos mais novos é essencial para a preservação da história. “Compreender o presente, projetar o futuro só acontece se conhecermos o passado”, afirmou a vereadora, lembrando que os museus são organismos vivos.

O território alcobacense, asseverou a autarca, tem de ser conhecido de forma integral: “As pessoas têm de visitar os mosteiros, os museus e o castelo. Quem não conhece não dinamiza a economia e fica de costas voltadas para o património”.

A vereadora da Cultura relembrou também a importância do Museu Raul da Bernarda que apresenta ‘Os trajes do Rancho do Alcoa, alusivos à louça de Alcobaça’ e ‘Coleção de cerâmica Raul da Bernarda’.

Esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, crianças do Jardim-Escola João de Deus de Alcobaça aprenderam a história de uma das joias da produção vitivinícola nacional.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!