Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

O presidente “escuta”

Data:

Partilhar artigo:

Foi a primeira vez que entrou na Junta vestido de escuteiro. Mas só porque “nunca calhou”. Leonel Ribeiro é presidente de Junta de Alfeizerão há dois anos, mas é escuteiro há quase três décadas. É, por isso, um presidente “escuta”.  

Foi a primeira vez que entrou na Junta vestido de escuteiro. Mas só porque “nunca calhou”. Leonel Ribeiro é presidente de Junta de Alfeizerão há dois anos, mas é escuteiro há quase três décadas. É, por isso, um presidente “escuta”.  

Atualmente é instrutor na 2.ª secção, ou seja, dos exploradores, mas já foi chefe de secção ou adjunto dos lobitos, dos espioneiros, dos exploradores e dos caminheiros. Tinha apenas 21 anos quando fundou o agrupamento 909 de Alfeizerão e se tornou chefe do agrupamento, cargo que ocupou durante nove anos. “Conhecia pouco mas achava que era um movimento interessante para a paróquia e para a freguesia“, recorda Leonel Ribeiro, escuteiro há 27 anos. 

Região de Cister - Assine já!

Nos últimos anos, o presidente da Junta confessa que anda “um bocadinho baldas” do movimento. E percebe-se porquê. Desde que tomou posse na Junta, sucedendo à histórica Maria Natividade Marques, o instrutor só participou em duas atividades dos escuteiros, a última das quais, curiosamente, há poucos dias. “Dei uma mãozinha no acampamento de agrupamento, que decorreu em Alfeizerão, no dia 30 de maio,mas depois tive de ir à inauguração da Levada, em Alcobaça, e à noite de fados na Casa do Povo de Alfeizerão“, conta o autarca de 48 anos.

As “faltas” são ainda justificadas por outras duas razões: “Tenho um casalinho de gémeos há cerca de três anos e o tempo disponível é para eles“. Para completar o cenário, Leonel Ribeiro conheceu a esposa… nos escuteiros. Ela estava nos caminheiros na época em que Leonel Ribeiro era chefe de agrupamento. “Deu-me apoio na secção e depois acabou por dar para o resto da vida”, brinca o também ex-chefe de departamento do Núcleo do Oeste na 3.º secção. 

“É díficil largar os escuteiros porque foram muitos anos e o bichinho ainda cá está”, conta o autarca, para quem conviver com os jovens e as crianças é a principal motivação para continuar a vestir, com orgulho, a farda de escuteiro. 

E se o lema dos escuteiros é “tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos“, Leonel Ribeiro acredita que também pode deixar a sua marca na freguesia. “Tudo aquilo que aprendi com o escutismo, tenho conseguido pôr em prática enquanto presidente da Junta”, assegura. Presidente uma vez, escuteiro para sempre. O senhor presidente, escuta? 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!