Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Rede Escolar promove leitura impressa e digital

Data:

Partilhar artigo:

O importante é “ler e compreender”, independentemente se a escolha recai sobre o papel ou o digital. A mensagem foi deixada na manhã desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, por Ana Maria Cabral. O segundo Seminário da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça ‘Da arte de ler ciência’ prossegue, durante o dia desta terça-feira, com oficinas.

O importante é “ler e compreender”, independentemente se a escolha recai sobre o papel ou o digital. A mensagem foi deixada na manhã desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, por Ana Maria Cabral. O segundo Seminário da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça ‘Da arte de ler ciência’, que junta professores de todo o País, prossegue, durante o dia desta terça-feira, com oficinas.

“Nos primeiros anos de vida prioriza-se, e assim deve acontecer, a leitura impressa. Está provado que os bebés e crianças aumentam o léxico ouvindo a voz. A partir dos 12/13 anos a “prioridade recai sobre dispositivos digitais”, refere a coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, defendendo que os professores devem dotar-se de ferramentas que ajudem os jovens a “ler e compreender” também no mundo digital.

Região de Cister - Assine Já!

Relativamente ao seminário, Ana Maria Cabral salienta que surge da “necessidade de professores e bibliotecários entenderem as mudanças que ocorrem da leitura”.

A vereadora da Cultura na Câmara de Alcobaça, Inês Silva, disse ao REGIÃO DE CISTER que o Cartão de Leitor da Rede de Escolas permite aos utilizadores a requisição de livros em qualquer ponto do concelho. Além disso, salientou a importância deste evento na partilha e troca de experiência entre professores, valorizando o trabalho que a Rede tem feito na promoção do livro dos mais jovens.

Esta terça-feira, entre as 9 e as 12:30 horas, decorre a oficina ‘Viagens literárias’, com a mestre em Ciências da Educação Teresa Pombo. Durante a tarde, entre as 14 e as 17:30 horas, terá lugar a oficina ‘Newton gostava de ler’, por José Saro, coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. Seguem-se as oficinas ‘Ilustração em contextos pedagógicos’ (Adriana Baptista), ‘Tablets na prática docente’ (Carla Valentim e Carla de Jesus) e ‘Educação, género e cidadania’ (Cristina Vieira). 

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!