Domingo, Julho 3, 2022
Domingo, Julho 3, 2022

Rede Escolar promove leitura impressa e digital

Data:

Partilhar artigo:

O importante é “ler e compreender”, independentemente se a escolha recai sobre o papel ou o digital. A mensagem foi deixada na manhã desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, por Ana Maria Cabral. O segundo Seminário da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça ‘Da arte de ler ciência’ prossegue, durante o dia desta terça-feira, com oficinas.

O importante é “ler e compreender”, independentemente se a escolha recai sobre o papel ou o digital. A mensagem foi deixada na manhã desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, por Ana Maria Cabral. O segundo Seminário da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça ‘Da arte de ler ciência’, que junta professores de todo o País, prossegue, durante o dia desta terça-feira, com oficinas.

“Nos primeiros anos de vida prioriza-se, e assim deve acontecer, a leitura impressa. Está provado que os bebés e crianças aumentam o léxico ouvindo a voz. A partir dos 12/13 anos a “prioridade recai sobre dispositivos digitais”, refere a coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, defendendo que os professores devem dotar-se de ferramentas que ajudem os jovens a “ler e compreender” também no mundo digital.

Relativamente ao seminário, Ana Maria Cabral salienta que surge da “necessidade de professores e bibliotecários entenderem as mudanças que ocorrem da leitura”.

A vereadora da Cultura na Câmara de Alcobaça, Inês Silva, disse ao REGIÃO DE CISTER que o Cartão de Leitor da Rede de Escolas permite aos utilizadores a requisição de livros em qualquer ponto do concelho. Além disso, salientou a importância deste evento na partilha e troca de experiência entre professores, valorizando o trabalho que a Rede tem feito na promoção do livro dos mais jovens.

Esta terça-feira, entre as 9 e as 12:30 horas, decorre a oficina ‘Viagens literárias’, com a mestre em Ciências da Educação Teresa Pombo. Durante a tarde, entre as 14 e as 17:30 horas, terá lugar a oficina ‘Newton gostava de ler’, por José Saro, coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. Seguem-se as oficinas ‘Ilustração em contextos pedagógicos’ (Adriana Baptista), ‘Tablets na prática docente’ (Carla Valentim e Carla de Jesus) e ‘Educação, género e cidadania’ (Cristina Vieira). 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!