Sábado, Agosto 30, 2025
Sábado, Agosto 30, 2025

Central da Confluência dos Rios inaugurada

Data:

Partilhar artigo:

A inauguração da Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça – Espaço Energia de Alcobaça, que decorreu esta sexta-feira, deu o pontapé de saída das Jornadas Europeias do Património em Alcobaça, iniciativa que decorre até domingo na cidade.

A inauguração da Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça – Espaço Energia de Alcobaça, que decorreu esta sexta-feira, deu o pontapé de saída das Jornadas Europeias do Património em Alcobaça, iniciativa que decorre até domingo na cidade.

O novo espaço museológico da cidade, localizado no Jardim do Amor, integra a rede de Museus de Energia, promovida pela Fundação EDP, e pretende promover a partilha de informação e divulgação ao público dos aspetos mais relevantes dos primórdios da indústria e energia elétrica em Alcobaça. “Impunha-se concluir este trabalho e é importante termos a perceção de toda esta riqueza patrimonial”, adiantou o presidente da Câmara, na inauguração do espaço. “A modernidade passa pelo revivalismo do património”, considerou Paulo Inácio, agradecendo o apoio da Fundação EDP, que contribui em 50% no investimento total de 40 mil euros.

Região de Cister - Assine Já!

“Este núcleo museológico pretende posicionar Alcobaça no pioneirismo da história da eletrificação pública e privada em Portugal, fazer a reconstituição histórica deste espaço e recuperar a maquinaria”, sublinhou Alberto Guerreiro, museólogo da Câmara de Alcobaça. O espaço dispõe uma mesa interativa multitoque, que configura uma função pedagógica e didática com um reportório de informação multimédia de complemento à inscrita nas telas de exposição. 

“Agora que estamos a comemorar as jornadas europeias do património é interessante  que haja apenas duas autarquias a fazer inauguração do património. O património industrial de Portugal está de parabéns”, sublinhou Jorge Custódio, presidente da Associação Portuguesa da Arqueologia, que depois da inauguração do espaço proferiu a conferência sob o mote “O Património Industrial e Técnico Hoje” no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

A mostra de máquinas antigas que alimentavam a antiga central elétrica é enriquecida com uma exposição de fotografia sobre a antiga Central Elétrica da Fervença, da autoria do alcobacense João Costa, com textos de José Alberto Vasco, patente no piso superior do edifício da Central em área de exposições temporárias. 

O espaço museológico vai estar aberto de segunda-feira a sábado, das 14:30 às 17:30 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!