Sábado, Dezembro 6, 2025
Sábado, Dezembro 6, 2025

Central da Confluência dos Rios inaugurada

Data:

Partilhar artigo:

A inauguração da Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça – Espaço Energia de Alcobaça, que decorreu esta sexta-feira, deu o pontapé de saída das Jornadas Europeias do Património em Alcobaça, iniciativa que decorre até domingo na cidade.

A inauguração da Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça – Espaço Energia de Alcobaça, que decorreu esta sexta-feira, deu o pontapé de saída das Jornadas Europeias do Património em Alcobaça, iniciativa que decorre até domingo na cidade.

O novo espaço museológico da cidade, localizado no Jardim do Amor, integra a rede de Museus de Energia, promovida pela Fundação EDP, e pretende promover a partilha de informação e divulgação ao público dos aspetos mais relevantes dos primórdios da indústria e energia elétrica em Alcobaça. “Impunha-se concluir este trabalho e é importante termos a perceção de toda esta riqueza patrimonial”, adiantou o presidente da Câmara, na inauguração do espaço. “A modernidade passa pelo revivalismo do património”, considerou Paulo Inácio, agradecendo o apoio da Fundação EDP, que contribui em 50% no investimento total de 40 mil euros.

Região de Cister - Assine Já!

“Este núcleo museológico pretende posicionar Alcobaça no pioneirismo da história da eletrificação pública e privada em Portugal, fazer a reconstituição histórica deste espaço e recuperar a maquinaria”, sublinhou Alberto Guerreiro, museólogo da Câmara de Alcobaça. O espaço dispõe uma mesa interativa multitoque, que configura uma função pedagógica e didática com um reportório de informação multimédia de complemento à inscrita nas telas de exposição. 

“Agora que estamos a comemorar as jornadas europeias do património é interessante  que haja apenas duas autarquias a fazer inauguração do património. O património industrial de Portugal está de parabéns”, sublinhou Jorge Custódio, presidente da Associação Portuguesa da Arqueologia, que depois da inauguração do espaço proferiu a conferência sob o mote “O Património Industrial e Técnico Hoje” no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

A mostra de máquinas antigas que alimentavam a antiga central elétrica é enriquecida com uma exposição de fotografia sobre a antiga Central Elétrica da Fervença, da autoria do alcobacense João Costa, com textos de José Alberto Vasco, patente no piso superior do edifício da Central em área de exposições temporárias. 

O espaço museológico vai estar aberto de segunda-feira a sábado, das 14:30 às 17:30 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Mais de 600 alunos participam na fase escolar do corta-mato em Alcobaça

É já esta quarta-feira que decorre a fase escolar do corta-mato no Parque Verde da cidade de Alcobaça....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!