Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

‘Ventovinho’ de José Aurélio às voltas no Museu do Vinho

Data:

Partilhar artigo:

Há um ‘Ventovinho’ no Museu do Vinho de Alcobaça, que anda às voltas consoante o vento. Até ao dia 18 deste mês, passe por esta peróla e aprecie algumas das criações do escultor José Aurélio.

Há um ‘Ventovinho’ no Museu do Vinho de Alcobaça, que anda às voltas consoante o vento. Até ao dia 18 deste mês, passe por esta peróla e aprecie algumas das criações do escultor José Aurélio.
‘Ventovinho, zingarelhos, zingramochos e outros aparelhos’ é o tema da mostra patente no Jardim do Baco, o novo espaço de exposições do Museu do Vinho.
A mostra reúne uma coleção de “aparelhos do vento” e outros objetos que ilustram o engenho e a criatividade de José Aurélio, ao mesmo tempo que marca uma viragem na política museológica do Museu do Vinho. 
Abraçando a arte contemporânea, o escultor alcobacense dispõe os seus ‘Zingarelhos’ no Jardim do Baco, formando uma paisagem de rasgos futuristas, cuja funcionalidade se perdeu no tempo. 
Antes ou depois de visitar o ‘Ventovinh0’, aprecie também, na Adega dos Balseiros, as tapeçarias de Júlia Ramalho, do Vimeiro. 
Discípula da artista alcobacense Irene Natividade (mulher de Joaquim Vieira Natividade), Júlia Ramalho apresenta na exposição as suas tapeçarias que fazem a evocação sentida e bucólica da vida e do trabalho rural. 
O seu entusiasmo, vontade e dedicação, aliadas ao seu natural virtuosismo e sensibilidade artística, resultaram na conceção de um cunho estético pessoal que recorre a efeitos artísticos e cromáticos.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!