Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

‘Ventovinho’ de José Aurélio às voltas no Museu do Vinho

Data:

Partilhar artigo:

Há um ‘Ventovinho’ no Museu do Vinho de Alcobaça, que anda às voltas consoante o vento. Até ao dia 18 deste mês, passe por esta peróla e aprecie algumas das criações do escultor José Aurélio.

Há um ‘Ventovinho’ no Museu do Vinho de Alcobaça, que anda às voltas consoante o vento. Até ao dia 18 deste mês, passe por esta peróla e aprecie algumas das criações do escultor José Aurélio.
‘Ventovinho, zingarelhos, zingramochos e outros aparelhos’ é o tema da mostra patente no Jardim do Baco, o novo espaço de exposições do Museu do Vinho.
A mostra reúne uma coleção de “aparelhos do vento” e outros objetos que ilustram o engenho e a criatividade de José Aurélio, ao mesmo tempo que marca uma viragem na política museológica do Museu do Vinho. 
Abraçando a arte contemporânea, o escultor alcobacense dispõe os seus ‘Zingarelhos’ no Jardim do Baco, formando uma paisagem de rasgos futuristas, cuja funcionalidade se perdeu no tempo. 
Antes ou depois de visitar o ‘Ventovinh0’, aprecie também, na Adega dos Balseiros, as tapeçarias de Júlia Ramalho, do Vimeiro. 
Discípula da artista alcobacense Irene Natividade (mulher de Joaquim Vieira Natividade), Júlia Ramalho apresenta na exposição as suas tapeçarias que fazem a evocação sentida e bucólica da vida e do trabalho rural. 
O seu entusiasmo, vontade e dedicação, aliadas ao seu natural virtuosismo e sensibilidade artística, resultaram na conceção de um cunho estético pessoal que recorre a efeitos artísticos e cromáticos.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!