Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Misericórdia de Alfeizerão abre Universidade Sénior

Data:

Partilhar artigo:

Um provedor que será aluno e professor e dois utentes que já garantiram lugar na Universidade Sénior de Alfeizerão (USA). É este o retrato de mais um passo na vida da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Uma instituição que está disposta a manter ativa a população da freguesia e arredores.

Um provedor que será aluno e professor e dois utentes que já garantiram lugar na Universidade Sénior de Alfeizerão (USA). É este o retrato de mais um passo na vida da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Uma instituição que está disposta a manter ativa a população da freguesia e arredores.

Dezembro ou janeiro são os meses apontados para dar início à USA. No dia 30 de outubro, as portas da Misericórdia abrem-se para a apresentação do projeto à comunidade. “São todos bem-vindos e não é necessária qualquer inscrição”, explica ao REGIÃO DE CISTER Helena Neto, diretora da Santa Casa.

José Luís Monteiro de Castro afirma que a USA surge com o objetivo de “oferecer a todos aqueles que ainda têm motivação uma terapia ocupacional”. 

O provedor da instituição salienta que há muitas pessoas que, após a reforma, têm algum desânimo, acabando por ficar inativas”. Na USA, a população terá a oportunidade de estimular os seus interesses, através das mais variadas disciplinas, como alfabetização, cidadania, francês, história, entre outras. Destaque também para as aulas práticas como teatro, informática, saúde sénior, música. O provedor relembra que há uma comunidade de estrangeiros que poderá frequentar as aulas de português.

Catarina Castelhano, do secretariado da USA, refere que as inscrições já se encontram abertas e que está ser divulgada a Universidade junto das associações da região. “Cada grupo de dez alunos abre uma disciplina”, salienta.

É com satisfação que Catarina Castelhano refere que já há utentes da Santa Casa da Misericórdia inscritos. São eles António Carvalho, de 83 anos, e Ercília Marques, chamada carinhosamente por Cilinha com 86 anos. Os utentes estão desejosos que as aulas comecem para ocupar de forma agradável o tempo, ao mesmo tempo que aprendem.

As aulas teóricas vão decorrer numa primeira fase nas instalações da Misericórdia, até que estejam concluídas as obras na antiga escola primária de Vale Maceira. As aulas de cariz mais prático decorrerão na Casa do Povo (teatro, canto e música) e o Sport União Alfeizerense (desporto). 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!