Sábado, Julho 27, 2024
Sábado, Julho 27, 2024

Misericórdia de Alfeizerão abre Universidade Sénior

Data:

Partilhar artigo:

Um provedor que será aluno e professor e dois utentes que já garantiram lugar na Universidade Sénior de Alfeizerão (USA). É este o retrato de mais um passo na vida da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Uma instituição que está disposta a manter ativa a população da freguesia e arredores.

Um provedor que será aluno e professor e dois utentes que já garantiram lugar na Universidade Sénior de Alfeizerão (USA). É este o retrato de mais um passo na vida da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Uma instituição que está disposta a manter ativa a população da freguesia e arredores.

Dezembro ou janeiro são os meses apontados para dar início à USA. No dia 30 de outubro, as portas da Misericórdia abrem-se para a apresentação do projeto à comunidade. “São todos bem-vindos e não é necessária qualquer inscrição”, explica ao REGIÃO DE CISTER Helena Neto, diretora da Santa Casa.

Região de Cister - Assine já!

José Luís Monteiro de Castro afirma que a USA surge com o objetivo de “oferecer a todos aqueles que ainda têm motivação uma terapia ocupacional”. 

O provedor da instituição salienta que há muitas pessoas que, após a reforma, têm algum desânimo, acabando por ficar inativas”. Na USA, a população terá a oportunidade de estimular os seus interesses, através das mais variadas disciplinas, como alfabetização, cidadania, francês, história, entre outras. Destaque também para as aulas práticas como teatro, informática, saúde sénior, música. O provedor relembra que há uma comunidade de estrangeiros que poderá frequentar as aulas de português.

Catarina Castelhano, do secretariado da USA, refere que as inscrições já se encontram abertas e que está ser divulgada a Universidade junto das associações da região. “Cada grupo de dez alunos abre uma disciplina”, salienta.

É com satisfação que Catarina Castelhano refere que já há utentes da Santa Casa da Misericórdia inscritos. São eles António Carvalho, de 83 anos, e Ercília Marques, chamada carinhosamente por Cilinha com 86 anos. Os utentes estão desejosos que as aulas comecem para ocupar de forma agradável o tempo, ao mesmo tempo que aprendem.

As aulas teóricas vão decorrer numa primeira fase nas instalações da Misericórdia, até que estejam concluídas as obras na antiga escola primária de Vale Maceira. As aulas de cariz mais prático decorrerão na Casa do Povo (teatro, canto e música) e o Sport União Alfeizerense (desporto). 

AD Footer

Artigos Relacionados

João Simões regressa ao ativo e vai comandar o Sp. Marinhense

Mais de dois anos depois de se ter despedido do HC Turquel, o técnico João Simões está de...

A olímpica made in “Cister”

“Melhorar o resultado de Tóquio”. Esta foi a meta que a alcobacense traçou na antecâmara dos Jogos Olímpicos,...

“É um orgulho para a freguesia estar no mapa do futsal nacional”

Fundada em 2016, a secção de futsal do Centro Social de Évora está, pela primeira vez, nos campeonatos...

António Zambujo dá concerto em Alcobaça

António Zambujo sobe ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, no dia 28 de setembro, às...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!