Quarta-feira, Maio 22, 2024
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Misericórdia de Alfeizerão abre Universidade Sénior

Data:

Partilhar artigo:

Um provedor que será aluno e professor e dois utentes que já garantiram lugar na Universidade Sénior de Alfeizerão (USA). É este o retrato de mais um passo na vida da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Uma instituição que está disposta a manter ativa a população da freguesia e arredores.

Um provedor que será aluno e professor e dois utentes que já garantiram lugar na Universidade Sénior de Alfeizerão (USA). É este o retrato de mais um passo na vida da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Uma instituição que está disposta a manter ativa a população da freguesia e arredores.

Dezembro ou janeiro são os meses apontados para dar início à USA. No dia 30 de outubro, as portas da Misericórdia abrem-se para a apresentação do projeto à comunidade. “São todos bem-vindos e não é necessária qualquer inscrição”, explica ao REGIÃO DE CISTER Helena Neto, diretora da Santa Casa.

Região de Cister - Assine já!

José Luís Monteiro de Castro afirma que a USA surge com o objetivo de “oferecer a todos aqueles que ainda têm motivação uma terapia ocupacional”. 

O provedor da instituição salienta que há muitas pessoas que, após a reforma, têm algum desânimo, acabando por ficar inativas”. Na USA, a população terá a oportunidade de estimular os seus interesses, através das mais variadas disciplinas, como alfabetização, cidadania, francês, história, entre outras. Destaque também para as aulas práticas como teatro, informática, saúde sénior, música. O provedor relembra que há uma comunidade de estrangeiros que poderá frequentar as aulas de português.

Catarina Castelhano, do secretariado da USA, refere que as inscrições já se encontram abertas e que está ser divulgada a Universidade junto das associações da região. “Cada grupo de dez alunos abre uma disciplina”, salienta.

É com satisfação que Catarina Castelhano refere que já há utentes da Santa Casa da Misericórdia inscritos. São eles António Carvalho, de 83 anos, e Ercília Marques, chamada carinhosamente por Cilinha com 86 anos. Os utentes estão desejosos que as aulas comecem para ocupar de forma agradável o tempo, ao mesmo tempo que aprendem.

As aulas teóricas vão decorrer numa primeira fase nas instalações da Misericórdia, até que estejam concluídas as obras na antiga escola primária de Vale Maceira. As aulas de cariz mais prático decorrerão na Casa do Povo (teatro, canto e música) e o Sport União Alfeizerense (desporto). 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: CCRD Burinhosa faz história e vai lutar pelo título nacional de sub-19

A equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa venceu o Benfica, por 5-4, no jogo da 'negra' das meias-finais,...

Hóquei: Alcobacense goleia o GC Odivelas e está de regresso à 2.ª Divisão Nacional

A Alcobacense comemorou o regresso à 2.ª Divisão Nacional, este sábado, depois de golear, à antiga, na receção...

Hóquei: André Luís é o escolhido para suceder a Guillem Pérez no comando do HC Turquel

O treinador André Luís será o substituto do catalão Guillem Pérez ao leme do HC Turquel, anunciou o...

Futebol: Tiago Ferreira nos eleitos finais para o Europeu

Tiago Ferreira (Sp. Braga) integrou a convocatória final, agora de apenas 20 jogadores, da Seleção Nacional para o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!