Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Espetáculo multimédia engrandece Mostra de Doces

Data:

Partilhar artigo:

Os 200 metros da fachada do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vão ser o pano de fundo para a maior projeção multimédia que alguma vez se fez em Portugal. Se juntarmos ao vídeo mapping a Mostra de Doces e Licores Conventuais, que decorre entre os dias 19 e 22 deste mês, no interior do monumento, é caso para dizer que serão quatro dias irresistíveis. 

Os 200 metros da fachada do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vão ser o pano de fundo para a maior projeção multimédia que alguma vez se fez em Portugal. Se juntarmos ao vídeo mapping a Mostra de Doces e Licores Conventuais, que decorre entre os dias 19 e 22 deste mês, no interior do monumento, é caso para dizer que serão quatro dias irresistíveis.

O evento pretende atrair a terras de Cister mais de 50 mil pessoas, revelou esta segunda-feira o presidente da Câmara, Paulo Inácio, em conferência de imprensa. 

Região de Cister - Assine já!

‘A luz do amor’, tema do vídeo mapping, está a ser preparado pela OCUBO. A empresa vai transformar a fachada numa parede de luz imersiva sobre a qual os surpreendentes episódios históricos se sucedem. O maior desafio, de acordo com Nuno Maya, diretor do ateliê, foi “reunir em 16 minutos vários séculos de história”. Será feita uma viagem pelo tempo, com base na fundação do Mosteiro, desde a sua construção aos dias de hoje, evidenciando o papel dos Monges da Ordem de Cister e a importância das suas atividades no desenvolvimento social, cultural e económico da região. O eterno amor de Pedro e Inês também será contado. A música dos The Gift foi a escolhida para abrilhantar a história mais contemporânea de Alcobaça. 

O presidente da Câmara referiu que a projeção assinala também os 25 anos da classificação do Mosteiro como Património da Humanidade. “Tudo o que está a ser feito terá um grande impacto na economia local, porque será a melhor Mostra de Doces de sempre em termos de presença de público”, sublinhou Paulo Inácio. O espetáculo de multimédia custa cerca de 70 mil euros, dos quais 50 mil serão suportados pelo Turismo do Centro. 

“A Mostra de Doces e Licores é uma mais-valia também para o Mosteiro, porque faz com que muitas pessoas da região visitem o monumento, pelo menos, uma vez por ano”, salientou Ana Pagará, diretora do monumento, acrescentando que o evento, dada a sua persistência e qualidade, é uma referência entre as iniciativas que decorrem no interior de Abadias Cistercienses. 

Já Inês Silva, vereadora da Cultura, revelou que a projeção multimédia na fachada do Mosteiro é o concretizar de um sonho. “Será recordado o passado, não esquecendo o futuro desta cidade que nos enche a de orgulho”. As projeções multimédia vão decorrer dias 19, 20 e 21 (entre quinta-feira e sábado) de novembro, em quatro sessões diárias (20, 21, 22 e 23:15 horas). 

À semelhança de edições anteriores, a Mostra de Doces e Licores Conventuais permite aos visitantes a degustação do melhor receituário conventual, não só de Alcobaça, como de outras pastelarias, conventos e mosteiros tanto nacionais e como internacionais. 

AD Footer

Artigos Relacionados

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Nazareno Miguel Vieira é bicampeão nacional pelo Benfica

O Benfica sagrou-se bicampeão nacional de sub-15, no passado domingo, depois de vencer o Marítimo (2-1) e assegurar...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!