As equipas da região estão a assinar campanhas de bom nível na edição 2015/16 da Divisão de Honra distrital e o Beneditense quase duplicou a pontuação em relação ao mesmo período da época passada.
As equipas da região estão a assinar campanhas de bom nível na edição 2015/16 da Divisão de Honra distrital e o Beneditense quase duplicou a pontuação em relação ao mesmo período da época passada.
Passadas 11 jornadas do campeonato, Ginásio, Beneditense e Nazarenos melhoraram os registos da época anterior, com maior destaque para a equipa de Leandro Santos, que passou de 13 pontos nas primeiras 11 rondas da Honra em 2014/15 passou para 23 nesta época.
Esta tem sido, de resto, uma temporada surpreendente por parte do Beneditense, em contraste com a época precedente: em 2014/15 a primeira vitória dos beneditenses surgiu apenas à 8.ª jornada, enquanto este ano a equipa arrancou o campeonato com três triunfos consecutivos e leva uma série de quatro vitórias seguidas, aproximando-se do recorde do clube na Honra de cinco vitórias consecutivas. O máximo de triunfos do clube foi registado nas temporadas 2006/07 (entre a 1.ª e a 5.ª jornadas) e em 2014/15 (entre a 22.ª e a 26.ª jornadas).
A carreira do Beneditense tem sido especialmente positiva fora de portas, sendo uma das duas únicas equipas invictas como visitante: a outra é o líder Marinhense, que ganhou todos os jogos realizados em terreno alheio e cedeu apenas pontos em casa.
A temporada também está a correr de feição ao Ginásio, que ocupa a vice-liderança da tabela, embora já a 6 pontos de distância do 1.º classificado, uma distância, ainda assim, longe de ser irrecuperável.
Os pupilos de Filipe Faria têm sido competentes, mas falharam na receção ao Marinhense (0-1) e na viagem a Pombal (1-0). No caso dos azuis, a comparação com o período homólogo da época passada perde algum significado, uma vez que em 2014/15, devido às obras de colocação do sintético no Estádio Municipal de Alcobaça, jogaram até dezembro como visitantes e o único jogo “caseiro” realizou-se em Ansião. Ainda assim, deve notar-se que o Ginásio ascendeu três posições na tabela, passando do 5.º lugar para o 2.º e tem mais 5 pontos conquistados, números que não causam particular espanto, pelo facto de, em 2015/16, a equipa ter voltado à normalidade no que ao calendário diz respeito.
A equipa da região que tem registado um início de época mais conturbado é o Nazarenos, que já teve três timoneiros no banco, mas, ainda assim, também conseguiu fazer melhor do que na época transata.
Os alvinegros, agora orientados por Orlando Fernandes, acertaram o calendário, no passado domingo, com uma importante vitória na deslocação a Marrazes (1-2), afastaram-se da zona aflita da tabela e já somam mais 4 pontos do que nas mesmas 11 jornadas da época passada, mesmo com uma equipa recheada de juventude. Devido às várias saídas do plantel, o clube tem recorrido aos juniores para compor a equipa principal e os resultados têm sido positivos.