Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

ALE de Valado dos Frades quase concluída

Data:

Partilhar artigo:

A empresa municipal Nazaré Qualifica abriu, na passada segunda-feira, um novo procedimento para a alienação de sete lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades (ALEV).

A empresa municipal Nazaré Qualifica abriu, na passada segunda-feira, um novo procedimento para a alienação de sete lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades (ALEV).

Segundo o presidente da Câmara da Nazaré, metade da área da ALEV está vendida, tendo sido a MD Plastics, sediada na Barosa, a primeira empresa a estrear o novo parque industrial, encontrando-se já a laborar. “Neste momento são quatro as empresas a desenvolver os projetos de arquitetura para se instalarem na ALEV, pertencendo a áreas como a agroalimentar, ao comércio e transformação de pescado [Luís Silvério e Filhos, S.A.], ao setor elétrico e de moldes”, afirma Walter Chicharro.

Região de Cister - Assine já!

Prevê-se que, até ao final deste ano, “seja possível visualizar a construção dos pavilhões e, quiçá, estarem completamente terminados”, enaltece o autarca.
A data oficial de inauguração da ALEV ainda não é conhecida, mas Walter Chicharro considera que “o importante é a área estar devidamente disponível para as empresas que pretendam implantar-se”, faltando apenas 15 dias úteis de trabalho para a finalização total do parque industrial.

A autarquia da Nazaré já investiu 3 milhões de euros na área empresarial. No entanto, “tendo em conta que o objetivo é fazer uma candidatura a fundos comunitários” , Walter Chicharro tenciona “não finalizar já obra ou pagá-la na íntegra”, de modo a que a ALEV “se mantenha elegível para financiamento comunitário europeu”, salvaguardando a comparticipação de quase 85%.

O presidente da Câmara da Nazaré refere ainda que, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a ALEV apresenta “um grau de desenvolvimento e maturidade muito próxima do seu acabamento, como nenhuma outra área de localização empresarial na região centro”.

A ALEV será constituída por um parque empresarial com 34 lotes, uma área de equipamento comercial e de serviços, para apoio logístico às unidades instaladas; e uma área de 30 mil metros quadrados destinada à criação de equipamentos coletivos.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!