Domingo, Novembro 8, 2026
Domingo, Novembro 8, 2026

ALE de Valado dos Frades quase concluída

Data:

Partilhar artigo:

A empresa municipal Nazaré Qualifica abriu, na passada segunda-feira, um novo procedimento para a alienação de sete lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades (ALEV).

A empresa municipal Nazaré Qualifica abriu, na passada segunda-feira, um novo procedimento para a alienação de sete lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades (ALEV).

Segundo o presidente da Câmara da Nazaré, metade da área da ALEV está vendida, tendo sido a MD Plastics, sediada na Barosa, a primeira empresa a estrear o novo parque industrial, encontrando-se já a laborar. “Neste momento são quatro as empresas a desenvolver os projetos de arquitetura para se instalarem na ALEV, pertencendo a áreas como a agroalimentar, ao comércio e transformação de pescado [Luís Silvério e Filhos, S.A.], ao setor elétrico e de moldes”, afirma Walter Chicharro.

Região de Cister - Assine Já!

Prevê-se que, até ao final deste ano, “seja possível visualizar a construção dos pavilhões e, quiçá, estarem completamente terminados”, enaltece o autarca.
A data oficial de inauguração da ALEV ainda não é conhecida, mas Walter Chicharro considera que “o importante é a área estar devidamente disponível para as empresas que pretendam implantar-se”, faltando apenas 15 dias úteis de trabalho para a finalização total do parque industrial.

A autarquia da Nazaré já investiu 3 milhões de euros na área empresarial. No entanto, “tendo em conta que o objetivo é fazer uma candidatura a fundos comunitários” , Walter Chicharro tenciona “não finalizar já obra ou pagá-la na íntegra”, de modo a que a ALEV “se mantenha elegível para financiamento comunitário europeu”, salvaguardando a comparticipação de quase 85%.

O presidente da Câmara da Nazaré refere ainda que, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a ALEV apresenta “um grau de desenvolvimento e maturidade muito próxima do seu acabamento, como nenhuma outra área de localização empresarial na região centro”.

A ALEV será constituída por um parque empresarial com 34 lotes, uma área de equipamento comercial e de serviços, para apoio logístico às unidades instaladas; e uma área de 30 mil metros quadrados destinada à criação de equipamentos coletivos.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

A pressão da elite roubou-lhe a felicidade (plena) do desporto. Agora alerta para ajudar os outros

Representou a Seleção Nacional feminina de hóquei em patins em cinco campeonatos do Mundo e em três Europeus,...

Câmara da Nazaré volta a desobstruir foz do Rio Alcoa e pede solução definitiva

A Câmara da Nazaré avançou com a desobstrução da foz do Rio Alcoa, que se encontrava completamente fechada...

Obras de estabilização na Rua Miguel Bombarda já iniciaram e custam 700 mil euros

Encontram-se a decorrer as obras de estabilização do escorregamento na Rua Miguel Bombarda, junto ao cruzamento com a...

Reabilitação dos passadiços de Paredes da Vitória está em fase de conclusão

Está em fase de conclusão a requalificação das infraestruturas de apoio balnear da Praia de Paredes da Vitória,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!