Segunda-feira, Junho 24, 2024
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Cooperfrutas lança composto orgânico

Data:

Partilhar artigo:

A Cooperfrutas vai lançar um produto feito de composto orgânico. Trata-se de um reaproveitamento e valorização dos resíduos orgânicos provenientes dos pomares dos seus associados.

A Cooperfrutas vai lançar um produto feito de composto orgânico. Trata-se de um reaproveitamento e valorização dos resíduos orgânicos provenientes dos pomares dos seus associados.

“O novo produto é proveniente da manipulação da fruta na central fruteira da Cooperfrutas, onde surgem resíduos orgânicos tais como folhas, pedúnculos da fruta e frutos podres que são rejeitados pelo processo produtivo e são utilizados para a produção deste composto orgânico”, explica a cooperativa, em comunicado.

Região de Cister - Assine Já!

O composto orgânico, comercializado em sacos com 750 gramas é rico em matéria orgânica e elementos minerais, ideal para ser aplicado em qualquer jardim ou horta urbana.

No âmbito da sustentabilidade ambiental da sua atividade a Cooperfrutas, e além da compostagem nos últimos anos, a cooperativa pôs em prática uma plano de racionalização de energia elétrica e instalou um sistema de produção de energia a partir de fontes renováveis, com uma instalação de cerca de 1020 painéis solares fotovoltaicos, na cobertura da central.

Segundo os responsáveis pela Cooperfrutas, o sistema já permitiu “reduzir 85 toneladas de CO2 por ano, o que correspondente à plantação de uma floresta com uma dimensão de cerca de 19 estádios de futebol”.

O novo produto será apresentado entre sábado e segunda-feira, em Alcobaça, no âmbito das comemorações do Dia da Árvore, Floresta e Agricultura.

AD Footer

Artigos Relacionados

Construção de nova ponte do Rio da Areia está (finalmente) no terreno

Há dois anos e meio que não há forma de atravessar o Rio da Areia, em Valado dos...

Lucas Ribeiro viverá primeira aventura no andebol espanhol

O Atlético Valladolid é o novo clube do pataiense Lucas Ribeiro, ele que deixa o Póvoa AC, da...

Ausência de candidaturas motiva comissão admistrativa nos Bombeiros da Benedita

Estava marcada para a passada sexta-feira uma assembleia geral para a eleição de uma nova Direção da Associação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!