Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Aníbal Freire faz de Alcobaça a capital do acordeão

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça vai tornar-se na capital internacional do acordeão já a partir deste sábado e até ao dia 15 de maio. E muito por culpa da paixão pela música e amor pelo instrumento que Aníbal Freire sente há já muitos anos, “desde pequenino”. 

Alcobaça vai tornar-se na capital internacional do acordeão já a partir deste sábado e até ao dia 15 de maio. E muito por culpa da paixão pela música e amor pelo instrumento que Aníbal Freire sente há já muitos anos, “desde pequenino”. 

Esse sentimento materializa-se, já a partir do próximo sábado, na 20.ª semana internacional do acordeão, no 21.º troféu nacional e no 2.º troféu internacional. Tudo a acontecer em Alcobaça. De facto, a cidade vai receber vários concertos de acordeão, espalhados por vários locais, e todos com entrada gratuita. Trata-se, no fundo, de “remar contra a maré”, confessa Aníbal Freire. Ainda assim, o acordeonista não se cansa de trazer “alguns dos maiores virtuosos do instrumento” para que o público de Alcobaça “beneficie do contacto com alguns dos melhores do Mundo”. O próprio Aníbal Freire chegou, aliás, a ser considerado por duas vezes o melhor acordeonista do mundo.

Região de Cister - Assine já!

A semana do acordeão é inaugurada com um concerto, no sábado pelas 21:30 horas, da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, do Duo Paris-Moscovo, de Bayan Quartet e de Tino Costa. O evento tem lugar no Cine-teatro João d’Oliva Monteiro. No dia seguinte, o festival viaja até Peniche para voltar a apresentar o Duo Paris-Moscovo.

Um dos pontos altos da semana para os alcobacenses é, talvez, o concerto que João Barradas vai apresentar em conjunto com o tubista Sérgio Carolino, um filho da terra. A conjugação da tuba com o acordeão acontece no Cine-teatro de Alcobaça, na próximo quarta-feira, pelas 21:30 horas.

Até ao final da semana do acordeão, a Sala do Capítulo, no Mosteiro de Alcobaça, acolhe dois concertos. O primeiro, da responsabilidade de Yuri Shishkin, um dos melhores acordeonistas da atualidade no dia 12 pelas 21:30. O segundo evento no interior do Mosteiro conta com Sinisa Ljubojevic, Anna Kryshtaleva e Hanzhi Wang, no dia 13 também pelas 21:30 horas. Estes são os vencedores do concurso de Castelfidardo, em Itália, cujo prémio contempla nada mais, nada menos do que a possibilidade de atuar em Alcobaça. Segundo Aníbal Freire, esta é a prova de que o “festival é muito valorizado” fora de portas e, por isso, pode e deve ser aproveitado pelo público alcobacense.  

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!