Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Aníbal Freire faz de Alcobaça a capital do acordeão

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça vai tornar-se na capital internacional do acordeão já a partir deste sábado e até ao dia 15 de maio. E muito por culpa da paixão pela música e amor pelo instrumento que Aníbal Freire sente há já muitos anos, “desde pequenino”. 

Alcobaça vai tornar-se na capital internacional do acordeão já a partir deste sábado e até ao dia 15 de maio. E muito por culpa da paixão pela música e amor pelo instrumento que Aníbal Freire sente há já muitos anos, “desde pequenino”. 

Esse sentimento materializa-se, já a partir do próximo sábado, na 20.ª semana internacional do acordeão, no 21.º troféu nacional e no 2.º troféu internacional. Tudo a acontecer em Alcobaça. De facto, a cidade vai receber vários concertos de acordeão, espalhados por vários locais, e todos com entrada gratuita. Trata-se, no fundo, de “remar contra a maré”, confessa Aníbal Freire. Ainda assim, o acordeonista não se cansa de trazer “alguns dos maiores virtuosos do instrumento” para que o público de Alcobaça “beneficie do contacto com alguns dos melhores do Mundo”. O próprio Aníbal Freire chegou, aliás, a ser considerado por duas vezes o melhor acordeonista do mundo.

Região de Cister - Assine Já!

A semana do acordeão é inaugurada com um concerto, no sábado pelas 21:30 horas, da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, do Duo Paris-Moscovo, de Bayan Quartet e de Tino Costa. O evento tem lugar no Cine-teatro João d’Oliva Monteiro. No dia seguinte, o festival viaja até Peniche para voltar a apresentar o Duo Paris-Moscovo.

Um dos pontos altos da semana para os alcobacenses é, talvez, o concerto que João Barradas vai apresentar em conjunto com o tubista Sérgio Carolino, um filho da terra. A conjugação da tuba com o acordeão acontece no Cine-teatro de Alcobaça, na próximo quarta-feira, pelas 21:30 horas.

Até ao final da semana do acordeão, a Sala do Capítulo, no Mosteiro de Alcobaça, acolhe dois concertos. O primeiro, da responsabilidade de Yuri Shishkin, um dos melhores acordeonistas da atualidade no dia 12 pelas 21:30. O segundo evento no interior do Mosteiro conta com Sinisa Ljubojevic, Anna Kryshtaleva e Hanzhi Wang, no dia 13 também pelas 21:30 horas. Estes são os vencedores do concurso de Castelfidardo, em Itália, cujo prémio contempla nada mais, nada menos do que a possibilidade de atuar em Alcobaça. Segundo Aníbal Freire, esta é a prova de que o “festival é muito valorizado” fora de portas e, por isso, pode e deve ser aproveitado pelo público alcobacense.  

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!