Quarta-feira, Setembro 17, 2025
Quarta-feira, Setembro 17, 2025

Academia de Música ministra aulas no celeiro do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

A Academia de Música de Alcobaça (AMA) e a Direção do Mosteiro de Alcobaça têm já um longo historial de parceria, nomeadamente para a realização do festival de música de Alcobaça, Cistermúsica.

A Academia de Música de Alcobaça (AMA) e a Direção do Mosteiro de Alcobaça têm já um longo historial de parceria, nomeadamente para a realização do festival de música de Alcobaça, Cistermúsica.

As duas instituições celebram, a partir de agora, mais um protocolo para levar avante uma iniciativa “muito especial e com forte componente de inclusão social”. Alguns alunos com necessidades educativas especiais da região vão passar a ter aulas de expressão musical e corporal no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça, um espaço cedido temporariamente pela Direção-Geral do Património Cultural.

Região de Cister - Assine já!

Rui Morais, diretor executivo da AMA, manifestou-se “muito satisfeito” por ter sido possível estabelecer este protocolo que “permite resolver, mesmo que provisoriamente mais um problema derivado da já crónica falta de espaço para os muitos cursos que a Academia ministra atualmente”. “Temos trabalho com o presidente da Câmara de Alcobaça no sentido de rapidamente ultrapassar esta situação que tem feito com que os vários cursos de música e dança estejam dispersos por vários locais com significativos prejuízos quer do ponto de vista pedagógico quer do ponto de vista financeiro”, conclui Rui Morais.

As aulas relativas a projetos de música e dança vão decorrer durante vários dias da semana e vão ser ministradas a alunos com necessidades educativas especiais que frequentam estabelecimentos de ensino como a Escola Frei Estevão Martins, ou a Dom Pedro I, assim como utentes da responsabilidade da Ceeria e outras instituições similares.

Em comunicado, Ana Pagará, diretora do Mosteiro de Alcobaça, afirma que “tem o maior gosto” em voltar a colaborar com a AMA na “realização de atividades que se consideram do maior mérito socio-educativo e que se encaixa no desempenho da sua missão”, que tem como objetivo o “fortalecimento da ligação à comunidade local e, em particular à comunidade escolar”.

“Este é mais um passo que se dá no âmbito da excelente parceria constituída entre as duas entidades em prol do desenvolvimento sóciocultural da cidade”, conclui a responsável pelo monumento considerado património da Humanidade pela Unesco desde 1989 e uma das Sete Maravilhas de Portugal.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Seis jogadoras do Sótão ajudam Seleção Nacional feminina a conquistar título europeu

A Seleção Nacional feminina sagrou-se este domingo, pela primeira vez na história, campeã europeia, num título conquistado com...

Uma fotografia apressada em tempos de férias

Decidimos ir, nas férias deste ano, aos territórios de Bach, a Turíngia e a Saxónia. Acho que fizemos...

REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós

O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos...

Juventude tímida na corrida autárquica

Com apenas 24 anos, Diogo Ramalho já fez história como o mais jovem cabeça de lista de sempre...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!