Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Partidos solidários com luta do Externato da benedita

Data:

Partilhar artigo:

A intenção do Governo de rever o financiamento dos colégios privados com contrato de associação causou preocupação junto dos partidos políticos, que nos últimos dias solicitaram reuniões com o Instituto Nossa Senhora da Encarnação, entidade proprietária do Externato Cooperativo da Benedita.

A intenção do Governo de rever o financiamento dos colégios privados com contrato de associação causou preocupação junto dos partidos políticos, que nos últimos dias solicitaram reuniões com o Instituto Nossa Senhora da Encarnação, entidade proprietária do Externato Cooperativo da Benedita.

A Câmara de Alcobaça enviou uma missiva ao Ministério da Educação, denotando a “extrema preocupação relativa ao futuro da instituição”, que “tem génese de ensino público”. O presidente da Câmara declarou que o Externato merece um olhar atento do Estado. “Não fico satisfeito com alguma compreensão, tem de haver compreensão total”, frisou Paulo Inácio na sessão pública do executivo municipal de anteontem.

Região de Cister - Assine já!

Durante a reunião, José Canha admitiu preocupação com o assunto. “Não estamos confortáveis em relação à matéria. Sei que o PSD tem feito ponto de honra sobre o assunto, mas importa saber o número de alunos e valores em questão”, salientou o socialista.

Já Carlos Bonifácio mostrou-se muito cáustico para com a publicação do despacho normativo por parte do Governo. “Não sei se é ideológico ou não, mas parece. Não existe só fumo, existe fogo. A FENPROF está por detrás disto tudo”, afirmou o vereador do CDS-PP.

Por seu turno, Rogério Raimundo (CDU) declarou que o despacho “arrepia e mete medo aos que não têm argumentos”, justificando o voto contra a moção apresentada pelo CDS-PP na Assembleia Municipal sobre o Externato com a forma “ideológica como foi apresentada”.

Nos últimos dias têm-se sucedido os contactos de partidos políticos com a direção do Instituto Nossa Senhora da Encarnação e a direção pedagógica do Externato. Delegações do CDS-PP, PS e PSD quiseram conhecer, de viva voz, os argumentos dos responsáveis pelo estabelecimento de ensino, que também falaram com os deputados Odete João (PS) e Pedro Pimpão (PSD).

Já antes, António Filipe, deputado do PCP, marcou presença no jantar comemorativo dos 10 anos da CDU da Benedita e retirou o Externato da polémica. “O que está em causa não são colégios ou externatos cooperativos, como o da Benedita. Esses devem ser defendidos, ainda por cima não existindo alternativa pública”, frisou o comunista.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!