Segunda-feira, Maio 27, 2024
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Partidos solidários com luta do Externato da benedita

Data:

Partilhar artigo:

A intenção do Governo de rever o financiamento dos colégios privados com contrato de associação causou preocupação junto dos partidos políticos, que nos últimos dias solicitaram reuniões com o Instituto Nossa Senhora da Encarnação, entidade proprietária do Externato Cooperativo da Benedita.

A intenção do Governo de rever o financiamento dos colégios privados com contrato de associação causou preocupação junto dos partidos políticos, que nos últimos dias solicitaram reuniões com o Instituto Nossa Senhora da Encarnação, entidade proprietária do Externato Cooperativo da Benedita.

A Câmara de Alcobaça enviou uma missiva ao Ministério da Educação, denotando a “extrema preocupação relativa ao futuro da instituição”, que “tem génese de ensino público”. O presidente da Câmara declarou que o Externato merece um olhar atento do Estado. “Não fico satisfeito com alguma compreensão, tem de haver compreensão total”, frisou Paulo Inácio na sessão pública do executivo municipal de anteontem.

Região de Cister - Assine já!

Durante a reunião, José Canha admitiu preocupação com o assunto. “Não estamos confortáveis em relação à matéria. Sei que o PSD tem feito ponto de honra sobre o assunto, mas importa saber o número de alunos e valores em questão”, salientou o socialista.

Já Carlos Bonifácio mostrou-se muito cáustico para com a publicação do despacho normativo por parte do Governo. “Não sei se é ideológico ou não, mas parece. Não existe só fumo, existe fogo. A FENPROF está por detrás disto tudo”, afirmou o vereador do CDS-PP.

Por seu turno, Rogério Raimundo (CDU) declarou que o despacho “arrepia e mete medo aos que não têm argumentos”, justificando o voto contra a moção apresentada pelo CDS-PP na Assembleia Municipal sobre o Externato com a forma “ideológica como foi apresentada”.

Nos últimos dias têm-se sucedido os contactos de partidos políticos com a direção do Instituto Nossa Senhora da Encarnação e a direção pedagógica do Externato. Delegações do CDS-PP, PS e PSD quiseram conhecer, de viva voz, os argumentos dos responsáveis pelo estabelecimento de ensino, que também falaram com os deputados Odete João (PS) e Pedro Pimpão (PSD).

Já antes, António Filipe, deputado do PCP, marcou presença no jantar comemorativo dos 10 anos da CDU da Benedita e retirou o Externato da polémica. “O que está em causa não são colégios ou externatos cooperativos, como o da Benedita. Esses devem ser defendidos, ainda por cima não existindo alternativa pública”, frisou o comunista.

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobaça tem quatro farmácias que apoiam famílias em situação de carência

Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que...

Tradições ribeirinhas recriadas para dar mais vida à Cela Velha

A vida na Cela Velha não é propriamente um corrupio, mas, uma vez por ano, e há 36...

Praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Salgado mantêm selo Zero Poluição

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero...

Mercearia das Paredes muda de mãos e abre todo o ano

Mesmo em frente ao mar, em Paredes da Vitória, reabriu, no início deste mês, a Mercearia das Paredes,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!