Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Humberto Delgado dá nome a Aeroporto de Lisboa

Data:

Partilhar artigo:

O Aeroporto de Lisboa passou, desde a manhã deste domingo, a ser chamado Humberto Delgado, em homenagem ao General Sem Medo, considerado um dos pais da aviação nacional.

O Aeroporto de Lisboa passou, desde a manhã deste domingo, a ser chamado Humberto Delgado, em homenagem ao General Sem Medo, considerado um dos pais da aviação nacional.

No dia que marca os 110 anos do nascimento de Humberto Delgado, o aeroporto de Lisboa acolheu uma cerimónia simbólica que contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, António Costa, primeiro-ministro, e familiares de Humberto Delgado. A figura do General Sem Medo foi elogiada amplamente, caracterizada como um “arrojado, sonhador e pioneiro” pela figura maior do Estado. Já o líder do governo defendeu que a renomeação do Aeroporto de Lisboa é um “ato de justiça histórica”.

Região de Cister - Assine já!

Na região, mais propriamente na Cela Velha, a efeméride não poderia passar sem ser assinalada. O Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo organizou um colóquio com o tema “General Humberto Delgado, o 25 de Abril e a Liberdade”, agendado para o dia em que também se comemoram os 40 anos do monumento erigido pelo escultor José Aurélio em honra ao General Humberto Delgado. Na sessão discutiu-se a necessidade de “ainda hoje se debater a importância da liberdade”, nas palavras de Joana Tornada, investigadora de história contemporânea. O colóquio contou, ainda, com as participações de Domingues Nunes Pereira, coronel da Força Aérea, Isabel Xavier, presidente da Associação Património Histórico, José Luís de Almeida Silva, diretor da Gazeta das Caldas, Mário Correia, conservador do Museu do Ar e Manuel Freire, cantor que ficou celebrizado por dar voz a Pedra Filosofal, poema de António Gedeão.

A decisão de renomear do Aeroporto de Lisboa foi tomada por unanimidade, em Conselho de Ministros do passado dia 11 de fevereiro. O ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, justificou a escolha como “justa” pelo facto de Humberto Delgado ter tido “um papel muito relevante na área da aviação civil”, acrescentando que o aviador presidiu à fundação da TAP.

Humberto Delgado é natural de Torres Novas mas adotou a Cela Velha, freguesia da Cela, como a sua casa, e foi uma das figuras mais marcantes da oposição à ditadura Salazarista.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!