Quinta-feira, Novembro 20, 2025
Quinta-feira, Novembro 20, 2025

Hospital presta homenagem a antigos diretores e funcionários

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) prestou homenagem a cinco antigos diretores do Hospital de Alcobaça, inaugurando a Ala dos Diretores, no edifício administrativo. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia em que se assinalou, pela segunda vez, o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) prestou homenagem a cinco antigos diretores do Hospital de Alcobaça, inaugurando a Ala dos Diretores, no edifício administrativo. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia em que se assinalou, pela segunda vez, o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). Com aquela iniciativa, o CHL pretende realçar o percurso do estabelecimento de saúde da cidade, homenagear os colaboradores e reconhecer a confiança dos utentes no trabalho desenvolvido.

Delfim Pata (1978-1981), entretanto já falecido, José Pedrosa (1981-1985), Óscar Bello (1986-1997), António Ventura (2003-2007), e Maria Adelaide Afonso (1997-2003 e 2007-2009) foram os antigos diretores do hospital ao serviço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) homenageados.

Região de Cister - Assine Já!

“Aquilo que somos hoje sustenta-se no passado que somos. É por isso que queremos homenagear os anteriores diretores do Hospital do SNS, perpetuar a sua imagem no espaço nobre do HABLO, ao inaugurar a Ala dos Antigos Diretores, e desta forma testemunhar e agradecer a sua dedicação, o seu empenho, os seus valores, e contributos para o engradecimento desta instituição“, realçou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.

O vice-presidente da Câmara de Alcobaça valorizou a intervenção do Centro Hospitalar de Leiria no Hospital de Alcobaça nos últimos três anos, sublinhando que a população voltou a respeitar o estabelecimento de saúde.

Foi também distinguido o trabalho de dois profissionais no ativo com mais de 25 anos de serviço no HABLO – Alzira Santos e António Pedro Cabral –, com a medalha do CHL e uma peça da autoria do artista Abílio Febra. Por sua vez, Isabel Costa, coordenadora dos enfermeiros, deu o seu testemunho enquanto funcionária do Hospital de Alcobaça desde 1984.

Para Hermínio Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Alcobaça, este foi o “2.º aniversário do HABLO”. “Temos de ter esta convicção, porque se não a tivermos podemos voltar a perder o HABLO. Este hospital é cada vez mais grandioso. Hoje temos um hospital novamente respeitado“, enalteceu o vereador.

Helder Roque lembrou ainda que desde a integração do HABLO no CHL “já foram investidos 1,5 milhões de euros, na recuperação de edifício, em áreas técnicas, em equipamentos médicos e diversos”, prevendo-se o investimento de mais 640 mil euros. 

A escolha do dia 22 de maio como o Dia do HABLO teve como referência a data da sua denominação [22 de maio de 1996], em homenagem a Bernardino Lopes de Oliveira.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!