Terça-feira, Maio 21, 2024
Terça-feira, Maio 21, 2024

Hospital presta homenagem a antigos diretores e funcionários

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) prestou homenagem a cinco antigos diretores do Hospital de Alcobaça, inaugurando a Ala dos Diretores, no edifício administrativo. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia em que se assinalou, pela segunda vez, o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) prestou homenagem a cinco antigos diretores do Hospital de Alcobaça, inaugurando a Ala dos Diretores, no edifício administrativo. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia em que se assinalou, pela segunda vez, o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). Com aquela iniciativa, o CHL pretende realçar o percurso do estabelecimento de saúde da cidade, homenagear os colaboradores e reconhecer a confiança dos utentes no trabalho desenvolvido.

Delfim Pata (1978-1981), entretanto já falecido, José Pedrosa (1981-1985), Óscar Bello (1986-1997), António Ventura (2003-2007), e Maria Adelaide Afonso (1997-2003 e 2007-2009) foram os antigos diretores do hospital ao serviço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) homenageados.

Região de Cister - Assine já!

“Aquilo que somos hoje sustenta-se no passado que somos. É por isso que queremos homenagear os anteriores diretores do Hospital do SNS, perpetuar a sua imagem no espaço nobre do HABLO, ao inaugurar a Ala dos Antigos Diretores, e desta forma testemunhar e agradecer a sua dedicação, o seu empenho, os seus valores, e contributos para o engradecimento desta instituição“, realçou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.

O vice-presidente da Câmara de Alcobaça valorizou a intervenção do Centro Hospitalar de Leiria no Hospital de Alcobaça nos últimos três anos, sublinhando que a população voltou a respeitar o estabelecimento de saúde.

Foi também distinguido o trabalho de dois profissionais no ativo com mais de 25 anos de serviço no HABLO – Alzira Santos e António Pedro Cabral –, com a medalha do CHL e uma peça da autoria do artista Abílio Febra. Por sua vez, Isabel Costa, coordenadora dos enfermeiros, deu o seu testemunho enquanto funcionária do Hospital de Alcobaça desde 1984.

Para Hermínio Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Alcobaça, este foi o “2.º aniversário do HABLO”. “Temos de ter esta convicção, porque se não a tivermos podemos voltar a perder o HABLO. Este hospital é cada vez mais grandioso. Hoje temos um hospital novamente respeitado“, enalteceu o vereador.

Helder Roque lembrou ainda que desde a integração do HABLO no CHL “já foram investidos 1,5 milhões de euros, na recuperação de edifício, em áreas técnicas, em equipamentos médicos e diversos”, prevendo-se o investimento de mais 640 mil euros. 

A escolha do dia 22 de maio como o Dia do HABLO teve como referência a data da sua denominação [22 de maio de 1996], em homenagem a Bernardino Lopes de Oliveira.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: CCRD Burinhosa faz história e vai lutar pelo título nacional de sub-19

A equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa venceu o Benfica, por 5-4, no jogo da 'negra' das meias-finais,...

Hóquei: Alcobacense goleia o GC Odivelas e está de regresso à 2.ª Divisão Nacional

A Alcobacense comemorou o regresso à 2.ª Divisão Nacional, este sábado, depois de golear, à antiga, na receção...

Hóquei: André Luís é o escolhido para suceder a Guillem Pérez no comando do HC Turquel

O treinador André Luís será o substituto do catalão Guillem Pérez ao leme do HC Turquel, anunciou o...

Futebol: Tiago Ferreira nos eleitos finais para o Europeu

Tiago Ferreira (Sp. Braga) integrou a convocatória final, agora de apenas 20 jogadores, da Seleção Nacional para o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!