Sábado, Julho 27, 2024
Sábado, Julho 27, 2024

Hospital presta homenagem a antigos diretores e funcionários

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) prestou homenagem a cinco antigos diretores do Hospital de Alcobaça, inaugurando a Ala dos Diretores, no edifício administrativo. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia em que se assinalou, pela segunda vez, o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) prestou homenagem a cinco antigos diretores do Hospital de Alcobaça, inaugurando a Ala dos Diretores, no edifício administrativo. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, dia em que se assinalou, pela segunda vez, o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). Com aquela iniciativa, o CHL pretende realçar o percurso do estabelecimento de saúde da cidade, homenagear os colaboradores e reconhecer a confiança dos utentes no trabalho desenvolvido.

Delfim Pata (1978-1981), entretanto já falecido, José Pedrosa (1981-1985), Óscar Bello (1986-1997), António Ventura (2003-2007), e Maria Adelaide Afonso (1997-2003 e 2007-2009) foram os antigos diretores do hospital ao serviço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) homenageados.

Região de Cister - Assine já!

“Aquilo que somos hoje sustenta-se no passado que somos. É por isso que queremos homenagear os anteriores diretores do Hospital do SNS, perpetuar a sua imagem no espaço nobre do HABLO, ao inaugurar a Ala dos Antigos Diretores, e desta forma testemunhar e agradecer a sua dedicação, o seu empenho, os seus valores, e contributos para o engradecimento desta instituição“, realçou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.

O vice-presidente da Câmara de Alcobaça valorizou a intervenção do Centro Hospitalar de Leiria no Hospital de Alcobaça nos últimos três anos, sublinhando que a população voltou a respeitar o estabelecimento de saúde.

Foi também distinguido o trabalho de dois profissionais no ativo com mais de 25 anos de serviço no HABLO – Alzira Santos e António Pedro Cabral –, com a medalha do CHL e uma peça da autoria do artista Abílio Febra. Por sua vez, Isabel Costa, coordenadora dos enfermeiros, deu o seu testemunho enquanto funcionária do Hospital de Alcobaça desde 1984.

Para Hermínio Rodrigues, vice-presidente da Câmara de Alcobaça, este foi o “2.º aniversário do HABLO”. “Temos de ter esta convicção, porque se não a tivermos podemos voltar a perder o HABLO. Este hospital é cada vez mais grandioso. Hoje temos um hospital novamente respeitado“, enalteceu o vereador.

Helder Roque lembrou ainda que desde a integração do HABLO no CHL “já foram investidos 1,5 milhões de euros, na recuperação de edifício, em áreas técnicas, em equipamentos médicos e diversos”, prevendo-se o investimento de mais 640 mil euros. 

A escolha do dia 22 de maio como o Dia do HABLO teve como referência a data da sua denominação [22 de maio de 1996], em homenagem a Bernardino Lopes de Oliveira.

AD Footer

Artigos Relacionados

João Simões regressa ao ativo e vai comandar o Sp. Marinhense

Mais de dois anos depois de se ter despedido do HC Turquel, o técnico João Simões está de...

A olímpica made in “Cister”

“Melhorar o resultado de Tóquio”. Esta foi a meta que a alcobacense traçou na antecâmara dos Jogos Olímpicos,...

“É um orgulho para a freguesia estar no mapa do futsal nacional”

Fundada em 2016, a secção de futsal do Centro Social de Évora está, pela primeira vez, nos campeonatos...

António Zambujo dá concerto em Alcobaça

António Zambujo sobe ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, no dia 28 de setembro, às...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!