Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Município de Alcobaça entre os melhores pagadores do País

Data:

Partilhar artigo:

O Município de Alcobaça está entre os melhores pagadores do País, segundo os dados da Direção-Geral das Autarquias Locais.

O Município de Alcobaça está entre os melhores pagadores do País, segundo os dados da Direção-Geral das Autarquias Locais.

A autarquia demora, em média, cinco dias para saldar as dívidas quando, em 2011, demorava 201. Para o presidente da Câmara de Alcobaça “foi um esforço significativo feito há bastante tempo e uma recuperação económica substancial”. “É também das melhores formas de dinamizar a economia local“, acrescenta Paulo Inácio, garantindo que o município não tem atualmente nenhuma dívida a fornecedores.

Região de Cister - Assine já!

No lado oposto da tabela surge a Câmara da Nazaré, apontada como a segunda pior pagadora, demorando, em média 1.275 dias para pagar as dívidas a fornecedores. A autarquia foi a única do distrito que piorou o registo face aos últimos dados da Direção-Geral das Autarquias Locais, nos quais o Município da Nazaré apresentava uma demora de 518 dias. 

E a culpa é, segundo o presidente da Câmara da Nazaré, dos “cerca de 45 milhões” de dívida do município. “Uma herança pesada”, declara Walter Chicharro, frisando o esforço que o seu executivo está a fazer para diminuir esse endividamento. “Em menos de dois anos, já conseguimos uma redução de quase 9 milhões de euros”, defende o socialista. “Este executivo está muito concentrado no pagamento das dívidas, começando pelas mais antigas”, acrescenta o autarca, exemplificando com a recente liquidação de valores em falta às Câmaras de Caldas da Rainha e de Alcobaça, referentes a transportes escolares e que datavam de 1997 e 1998. “Ainda do século passado”, nota Walter Chicharro.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!