A nova Unidade de Saúde Familiar de Sâo Martinho do Porto foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, com a presença de Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde.
A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Martinho do Porto foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, com a presença de Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde.
Durante a cerimónia de inauguração, o ministro da Saúde teve a oportunidade de revelar que considera “magníficas” as condições do espaço de saúde. Para Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, a USF é uma obra importante porque “São Martinho do Porto merece cuidados de saúde de excelência”, especialmente tendo em conta o facto de que “no verão a população residente quadriplica”.
A USF está inserida na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizada do Litoral, que conta com 5 médicos para prestar os serviços à comunidade. O espaço de saúde implicou o investido de cerca de 600 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários. Os restantes 15% foram divididos entre Câmara de Alcobaça e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, sendo que o investimento da autarquia contempla a “autorização para utilização de espaço da USF para atividades autárquicas”, revelou o presidente da Câmara.
Ainda durante a visita do governante, Paulo Inácio lembrou o protocolo que a Câmara vai, nos próximos dias, assinar no qual o governo assume a intenção de realizar, ainda este ano, obras de requalificação do centro de saúde de Alcobaça. Em contrapartida, a autarquia vai investir na requalificação da extensão de saúde de Turquel também ainda durante este ano.