Domingo, Julho 13, 2025
Domingo, Julho 13, 2025

Futebol: Ginásio e Beneditense jogam final inédita

Data:

Partilhar artigo:

Ginásio e Beneditense defrontam-se, esta sexta-feira, pelas 18 horas, no Estádio Municipal da Marinha Grande numa final inédita da Taça Distrito de Leiria. 

Ginásio e Beneditense defrontam-se, esta sexta-feira, pelas 18 horas, no Estádio Municipal da Marinha Grande numa final inédita da Taça Distrito de Leiria. 

A partida junta os dois rivais do concelho de Alcobaça e está a gerar grande expectativa entre os adeptos, perspetivando-se uma grande festa do futebol. O REGIÃO DE CISTER associou-se ao evento e vai transmitir o jogo em livestream, no site www.regiaodecister.pt, numa emissão especial que arranca às 17:30 horas. 

Região de Cister - Assine Já!

As duas equipas foram duas das grandes animadoras da Divisão de Honra distrital e procuram fechar em beleza a temporada: os azuis, que entram em campo com o estatuto de campeões distritais, tentam obter a segunda “dobradinha” da história, algo que o clube apenas conseguiu festejar em 2004/05; os beneditenses procuram recuperar um troféu que lhes escapa há 17 anos e surgem altamente motivados com a carreira no campeonato, que lhes permitiu quase duplicar a pontuação da época anterior – se em 2014/15, o Beneditense somou 37 pontos nas 30 jornadas do campeonato, esta temporada atingiu os 64…

Esta época, os dois clubes já se defrontaram em duas ocasiões e em ambos os confrontos a vitória foi para a equipa visitante.

A 25 de outubro, o Ginásio foi ganhar ao Fonte da Senhora (3-4), num encontro marcado pela ausência do guardião da casa, Diogo Soares, e por uma reviravolta nos instantes finais que premiou os azuis. Mas a 13 de março, o Beneditense desforrou-se do rival, ao vencer no Municipal de Alcobaça (1-2), noutro jogo em que houve “remontada”. 

Nos dois conjuntos há jogadores que podem desequilibrar a final, mas dois deles destacam-se pelos números evidenciados ao longo da temporada. No Beneditense, o extremo Dário Marquês, de 24 anos, é a grande referência. O jogador perfez 27 jogos e 12 golos no campeonato e 4 jogos e 3 golos na taça, num total de 2.563 minutos. Apesar de ter sido “apenas” o sexto jogador mais utilizado do plantel de Leandro Santos, foi o principal argumento ofensivo da equipa e decidiu o dérbi em Alcobaça, frente a um clube que já representou.

No Ginásio, o jovem Alexandre Cruz foi a grande surpresa da turma de Filipe Faria. Adaptado a avançado, o jogador, de 21 anos, festejou 19 golos em 29 jogos na Honra e 5 golos em 4 jogos na Taça, tendo apenas ficado em branco na Taça de Portugal e na Supertaça. O goleador improvisado foi o jogador mais utilizado pelos azuis, com um total de 3.057 minutos, o que diz bem da importância que teve no seio da equipa, ajudando a conquistar o título da Divisão de Honra e consequente subida ao Campeonato de Portugal Prio.

Uma coisa é certa: na sala de troféus de um dos dois clubes vai constar mais uma Taça Distrito de Leiria. O Ginásio, que já perdeu quatro finais, tenta conquistar o terceiro troféu. O Beneditense, que venceu uma final e perdeu outra, quer alcançar o rival em número de títulos. Que role a bola!

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!