Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

Alcobaça recebe 1.º Manual de Proteção Civil

Data:

Partilhar artigo:

O primeiro Manual de Proteção Civil de Alcobaça, apresentado esta sexta-feira, reúne várias formas de autoproteção, adequadas à diversa demografia do concelho.

O primeiro Manual de Proteção Civil de Alcobaça, apresentado esta sexta-feira, reúne várias formas de autoproteção, adequadas à diversa demografia do concelho.

“É um manual de linguagem simples, que promove uma maior preparação da população, já que reúne diversas soluções”, explicou Nélio Gomes, do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Alcobaça.

Região de Cister - Assine Já!

O técnico acrescentou ainda que o projeto “representou um desafio tremendo e resulta de um grande trabalho de pesquisa”.

Ao todo, serão dez mil exemplares distribuídos, no início do próximo ano letivo, em todas as escolas do concelho. “Esta é uma forma de preparar os próximos adultos, dando-lhes a conhecer os diversos riscos que podem ocorrer, de acordo com a demografia do concelho”, justificou o presidente da Câmara de Alcobaça.

“A contínua formação dos vários profissionais no âmbito da proteção civil” é uma das apostas do executivo, já que “é necessária a preparação para um trabalho muito difícil, não só a nível técnico mas também psicológico, que muitas vezes não é reconhecido”, sublinhou Paulo Inácio.

“Não há dinheiro que pague a vida de alguém, por isso é prioritária a segurança e preparação das gerações vindouras”, acrescentou o presidente da Câmara.

A Proteção Civil do concelho “tem de estar preparada para atuar em qualquer caso, visto que são 408m2 de concelho, com serras, rios e mar”, enalteceu Paulo Inácio, concluindo que “as quatro corporações do concelho têm feito um trabalho exemplar no que toca ao funcionamento em rede e na articulação conjunta”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Associação de Monte de Boi tem um presidente… “ator”

É natural de Setúbal, mas ainda não tinha 1 ano de idade quando se mudou para o concelho...

Leiriense valoriza Chita de Alcobaça em marca de vestuário sustentável

A leiriense Inês Fonseca lançou recentemente uma marca de vestuário sustentável, a que deu o nome de Pandã,...

18 empresas da região distinguidas nos Wedding Awards 2023

A região viu 18 empresas serem reconhecidas, num total de seis categorias, na 10.ª edição dos Wedding Awards...

Hóquei: HC Turquel vence dérbi da região com Xavi(s) d’ouro

Vencer o dérbi diante da Biblioteca (7-5) já é bom, garantir a continuidade na liderança da Zona Sul...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!