Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Alcobaça recebe 1.º Manual de Proteção Civil

Data:

Partilhar artigo:

O primeiro Manual de Proteção Civil de Alcobaça, apresentado esta sexta-feira, reúne várias formas de autoproteção, adequadas à diversa demografia do concelho.

O primeiro Manual de Proteção Civil de Alcobaça, apresentado esta sexta-feira, reúne várias formas de autoproteção, adequadas à diversa demografia do concelho.

“É um manual de linguagem simples, que promove uma maior preparação da população, já que reúne diversas soluções”, explicou Nélio Gomes, do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Alcobaça.

Região de Cister - Assine já!

O técnico acrescentou ainda que o projeto “representou um desafio tremendo e resulta de um grande trabalho de pesquisa”.

Ao todo, serão dez mil exemplares distribuídos, no início do próximo ano letivo, em todas as escolas do concelho. “Esta é uma forma de preparar os próximos adultos, dando-lhes a conhecer os diversos riscos que podem ocorrer, de acordo com a demografia do concelho”, justificou o presidente da Câmara de Alcobaça.

“A contínua formação dos vários profissionais no âmbito da proteção civil” é uma das apostas do executivo, já que “é necessária a preparação para um trabalho muito difícil, não só a nível técnico mas também psicológico, que muitas vezes não é reconhecido”, sublinhou Paulo Inácio.

“Não há dinheiro que pague a vida de alguém, por isso é prioritária a segurança e preparação das gerações vindouras”, acrescentou o presidente da Câmara.

A Proteção Civil do concelho “tem de estar preparada para atuar em qualquer caso, visto que são 408m2 de concelho, com serras, rios e mar”, enalteceu Paulo Inácio, concluindo que “as quatro corporações do concelho têm feito um trabalho exemplar no que toca ao funcionamento em rede e na articulação conjunta”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartoon 24-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!