Sábado, Outubro 3, 2026
Sábado, Outubro 3, 2026

Ministério do Ambiente prevê consolidar arribas da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

As arribas do concelho da Nazaré vão ser alvo de obras de consolidação no próximo ano. A garantia foi dada por Matos Fernandes, ministro do Ambiente, durante a apresentação do Litoral XXI – Governança e Plano de Ação, que aponta as prioridades de intervenção de toda a costa nacional.

As arribas do concelho da Nazaré vão ser alvo de obras de consolidação no próximo ano. A garantia foi dada por Matos Fernandes, ministro do Ambiente, durante a apresentação do Litoral XXI – Governança e Plano de Ação, que aponta as prioridades de intervenção de toda a costa nacional.

“Em toda a Europa, o litoral português é o mais frágil dos territórios”, reconheceu o governante, à margem da apresentação do documento, acrescentando que a proteção da costa é uma “causa nacional”. 

Região de Cister - Assine Já!

Por isso, o Ministério do Ambiente vai investir 175 milhões de euros em vários pontos do litoral. Além da Nazaré, também estão contempladas proteções das praias de Granja e Valadares (Gaia), a recuperação de esporões em Espinho e Cortegaça (Ovar) e o reforço do cordão dunar na costa da Figueira da Foz (Cova Gala e Lavos). 

A primeira zona do País a receber obras será a frente marítima entre Costa Nova e Vagueira, em Aveiro, uma “das zonas mais frágeis do litoral”.

“O Plano de Ação não é um documento fechado. Existem 68 milhões de euros para projetos a serem discutidos com autarquias”, esclareceu Matos Fernandes durante a sessão.

AD Footer

Artigos Relacionados

Leonel Fadigas apresenta livro sobre as invasões francesas na região

“As Invasões Francesas na Região de Alcobaça: Memória Histórica e Social de Tempos Sofridos (1807-1811)” é o título...

Ceeria realiza obras de melhoramentos no valor de 15 mil euros

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a realizar obras de melhoramento e...

A Guerra do Ultramar… interpertada por quem a viveu

Os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, da Associação de Solidariedade Social do Areeiro (ASSA), do...

Praia das Paredes revela 210 quilos de resíduos escondidos

A Praia de Paredes da Vitória parecia limpa até começar a ser limpa. Na passada sexta-feira, 26 de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!