Sábado, Maio 18, 2024
Sábado, Maio 18, 2024

Cistermúsica entra na reta final

Data:

Partilhar artigo:

A edição deste ano do Cistermúsica termina este fim de semana. Mas, a reta final do festival de música de Alcobaça promete encerrar com chave de ouro uma programação que levou música e dança a todos os públicos. 

A edição deste ano do Cistermúsica termina este fim de semana. Mas, a reta final do festival de música de Alcobaça promete encerrar com chave de ouro uma programação que levou música e dança a todos os públicos. 

A dose final de Cistermúsica faz-se com duas orquestras sinfónicas e um recital de canto e piano. O Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, vai receber esta sexta-feira o concerto sinfónico da Orquestra Estágio Gulbenkian, pelas 21:30 horas. Sob a direção de Joana Carneiro, uma das maestrinas mais conceituadas do País, e com a violinista britânica Chloë Hanslip, os músicos vão interpretar o “concerto para violino, op. 35” de Erich Wolfgang Korngold e o “sinfonia n.º 5, em ré menor, Op. 47” de Dimitri Chostakovich. O projeto da Gulbenkian tem como objetivo a promoção da “experiência orquestral de elevado nível técnico-artístico entre a comunidade de jovens instrumentistas portugueses”.

Região de Cister - Assine já!

Este sábado pelas 21:30 horas, o Celeiro do Mosteiro de Alcobaça vai voltar a abrir portas. Desta vez para acolher o recital de canto e piano da grega Elena Kelessidi e de João Paulo Santos com obras dos compositores russos Mikhail Glinka, Alexander Dargomyzhsky, Nikolai Rimsky-Korsakov ou Pyotr Tchaikovsky.
A soprano, que está pela primeira vez em Portugal, estreou-se com o “papel” de Violetta em “La Traviata” no Covent Garden, em Londres, e desde então tem atuado um pouco por todo o mundo.

O concerto de encerramento do Cistermúsica 2016 está marcado para as 19 horas deste domingo, com a atuação da Orquestra Euro-Atlântica, no Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça. A orquestra, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, vai apresentar duas versões de Romeu e Julieta, uma de Piotr Tchaikovski e outra de Serguei Prokofiev e termina com a sinfonia “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvorák, obras de relevo para a temática deste ano do Cistermúsica.
Com 36 iniciativas culturais ao longo de mais de um mês, o festival levou milhares de espetadores a usufruir de momentos que foram da música erudita ao jazz, passando pela dança contemporânea e cruzando outras expressões artísticas na maior edição de sempre do Cistermúsica. Para o ano há mais.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: André Luís é o escolhido para suceder a Guillem Pérez no comando do HC Turquel

O treinador André Luís será o substituto do catalão Guillem Pérez ao leme do HC Turquel, anunciou o...

Futebol: Tiago Ferreira nos eleitos finais para o Europeu

Tiago Ferreira (Sp. Braga) integrou a convocatória final, agora de apenas 20 jogadores, da Seleção Nacional para o...

Hóquei: Subida da Alcobacense pode festejar-se em casa

No próximo dia 18, pelas 18 horas, o Pavilhão Gimnodesportivo de Alcobaça deverá estar a rebentar pelas costuras...

Futsal: GD Martingança volta à Honra e luta pelo título

Uma temporada depois de ter descido ao último escalão, o GD Martingança está de volta à Divisão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!