Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Cistermúsica entra na reta final

Data:

Partilhar artigo:

A edição deste ano do Cistermúsica termina este fim de semana. Mas, a reta final do festival de música de Alcobaça promete encerrar com chave de ouro uma programação que levou música e dança a todos os públicos. 

A edição deste ano do Cistermúsica termina este fim de semana. Mas, a reta final do festival de música de Alcobaça promete encerrar com chave de ouro uma programação que levou música e dança a todos os públicos. 

A dose final de Cistermúsica faz-se com duas orquestras sinfónicas e um recital de canto e piano. O Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, vai receber esta sexta-feira o concerto sinfónico da Orquestra Estágio Gulbenkian, pelas 21:30 horas. Sob a direção de Joana Carneiro, uma das maestrinas mais conceituadas do País, e com a violinista britânica Chloë Hanslip, os músicos vão interpretar o “concerto para violino, op. 35” de Erich Wolfgang Korngold e o “sinfonia n.º 5, em ré menor, Op. 47” de Dimitri Chostakovich. O projeto da Gulbenkian tem como objetivo a promoção da “experiência orquestral de elevado nível técnico-artístico entre a comunidade de jovens instrumentistas portugueses”.

Região de Cister - Assine já!

Este sábado pelas 21:30 horas, o Celeiro do Mosteiro de Alcobaça vai voltar a abrir portas. Desta vez para acolher o recital de canto e piano da grega Elena Kelessidi e de João Paulo Santos com obras dos compositores russos Mikhail Glinka, Alexander Dargomyzhsky, Nikolai Rimsky-Korsakov ou Pyotr Tchaikovsky.
A soprano, que está pela primeira vez em Portugal, estreou-se com o “papel” de Violetta em “La Traviata” no Covent Garden, em Londres, e desde então tem atuado um pouco por todo o mundo.

O concerto de encerramento do Cistermúsica 2016 está marcado para as 19 horas deste domingo, com a atuação da Orquestra Euro-Atlântica, no Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Alcobaça. A orquestra, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, vai apresentar duas versões de Romeu e Julieta, uma de Piotr Tchaikovski e outra de Serguei Prokofiev e termina com a sinfonia “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvorák, obras de relevo para a temática deste ano do Cistermúsica.
Com 36 iniciativas culturais ao longo de mais de um mês, o festival levou milhares de espetadores a usufruir de momentos que foram da música erudita ao jazz, passando pela dança contemporânea e cruzando outras expressões artísticas na maior edição de sempre do Cistermúsica. Para o ano há mais.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!