Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Feira de São Bernardo regressa com mais gastronomia e cultura

Data:

Partilhar artigo:

Arranca este sábado, dia em que se assinalam os 863 anos da morte de São Bernardo de Claraval, mais uma edição da Feira de São Bernardo, em Alcobaça. Este ano, o certame promete mais petiscos, mais música, mais literatura e mais desporto.

Arranca este sábado, dia em que se assinalam os 863 anos da morte de São Bernardo de Claraval, mais uma edição da Feira de São Bernardo, em Alcobaça. Este ano, o certame promete mais petiscos, mais música, mais literatura e mais desporto.

O restaurante do “Malhado de Alcobaça”, que vai apresentar várias propostas confecionadas com base na carne da raça autóctone do concelho, é uma das grandes novidades do certame. Também o restaurante da Associação de Bombeiros Voluntários de Alcobaça, que já no ano passado foi um sucesso, promete deliciar os visitantes com frango assado e no domingo à noite… com frango na púcara, um dos pratos mais típicos da região.

Região de Cister - Assine Já!

Os “cabeças-de-cartaz” das festas da cidade – António Zambujo (sábado), José Cid (domingo), Herman José (segunda-feira) e Agir (terça-feira) – são o grande chamariz do evento, que todos os anos atrai à cidade milhares de visitantes. Junta-se a este cartaz cultural um palco secundário, que será animado pelos grupos culturais da região e o Grupo Coral Os Ganhões de Castro Verde, que vai trazer ao MercoAlcobaça o Cante Alentejano. “Temos um grande cartaz musical, com bons grupos nacionais, transversais a todas as gerações. Esta é uma festa que já tem tradição de ser das festas de concelho que tem mais visitantes da região do Oeste“, adiantou o presidente da Câmara de Alcobaça em entrevista ao REGIÃO DE CISTER (ver revista oficial da Feira de São Bernardo).

Ainda na área cultural, a Câmara de Alcobaça decidiu apostar este ano num espaço dedicado aos livros e à leitura, instalado no anfiteatro do MercoAlcobaça. Durante os quatro dias da feira haverá lançamentos de livros, leitura animada, encontro de escritores, entre outras iniciativas. 

Aliada à tradicional exposição de atividades económicas, o espaço vai ainda contar com uma Mostra de Cerâmica, onde cada empresa convidada apresentará as suas coleções. Está também prevista a instalação de uma peça de arte numa área de 9 metros quadrados, criada por artistas plásticos da região. Paralelamente decorre ainda a Mostra de Cerâmica Criativa Contemporânea com a presença de 16 ceramistas.

No que diz respeito ao desporto, destaca-se a 25ª edição do Circuito de Ciclismo de São Bernardo, considerado o melhor circuito do pós-Volta a Portugal em Bicicleta, que terá lugar no feriado municipal, pelas 16 horas. 

A inauguração da feira está prevista para as 15 horas, com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Mas antes, as comemorações do feriado municipal têm início com um passeio equestre e prosseguem, à tarde, em frente do Mosteiro, com o desfile de grupos culturais e desportivos do concelho, cavaleiros, amazonas e atrelagens, um momento ideal para reviver tradições seculares. 

A exemplo das últimas duas décadas, o REGIÃO DE CISTER volta a associar-se à feira, através da publicação da revista oficial do evento, marcando ainda presença no pavilhão do MercoAlcobaça com um stand próprio.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!