Terça-feira, Junho 18, 2024
Terça-feira, Junho 18, 2024

Faleceu emigrante António Sousa

Data:

Partilhar artigo:

Faleceu na madrugada desta terça-feira, em Toronto, aos 91 anos, o nazareno António Sousa, considerado o pioneiro da emigração oficial portuguesa para o Canadá, e pai de Charles Sousa, ministro das Finanças do Ontário.

Faleceu na madrugada desta terça-feira, em Toronto, aos 91 anos, o nazareno António Sousa, considerado o pioneiro da emigração oficial portuguesa para o Canadá, e pai de Charles Sousa, ministro das Finanças do Ontário.

Natural da Nazaré, António Sousa chegou ao Canadá em 1953 e foi um dos 218 emigrantes portugueses conhecidos como `Pioneiros da Imigração Oficial´ para o Canadá.

Região de Cister - Assine Já!

Foi comerciante e criou a primeira coletividade portuguesa, o First Portuguese, criando também o Rancho Folclórico da Nazaré, em 1956. Em 2013 foi induzido no Passeio da Fama Luso-canadiano em Toronto.

António Sousa nasceu na Nazaré a 3 de junho de 1925 e decidiu emigrar na década de 1950 para o Canadá, com a mulher Maria Antónia e o filho José Júlio, procurando um futuro melhor. Charles Sousa, considerado um influente político canadiano, já nasceu no país que acolheu a família.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: Dupla da Benedita conquista inédito tetracampeonato nacional

Os técnicos Nuno Dias e Paulo Luís, o primeiro residente na Benedita e o segundo natural da freguesia,...

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!