Segunda-feira, Outubro 27, 2025
Segunda-feira, Outubro 27, 2025

Cinco escolas da região não têm plano de emergência certificado

Data:

Partilhar artigo:

Nos concelhos de Alcobaça e Nazaré há cinco estabelecimentos de ensino que não têm planos de emergência certificado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). 

Nos concelhos de Alcobaça e Nazaré há cinco estabelecimentos de ensino que não têm planos de emergência certificado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). 

Os agrupamentos de escolas da Nazaré e da Benedita, com duas escolas cada, são os que mais estabelecimentos têm sem plano certificado. Na Nazaré, o Centro Escolar da Nazaré e de Valado dos Frades não viram o documento certificado pela ANPC. 

Região de Cister - Assine já!

Já na Benedita, além da EB2 da vila, os responsáveis pela segurança no agrupamento confirmaram ao REGIÃO DE CISTER a existência de uma outra escola sem certificação sem, no entanto, conseguir identificar de qual se trata até à hora de fecho desta edição. 

Por sua vez, a Escola Secundária de São Martinho do Porto também não tem plano de emergência certificado pela autoridade competente. Os dados resultam de um levantamento que o REGIÃO DE CISTER fez junto dos estabelecimentos de ensino, na sequência de o assunto ter sido levado a Assembleia Municipal pelo deputado César Santos (PS), no início do mês.

Apesar da falta de certificação obrigatória, os responsáveis pelas escolas garantem não estar em causa a segurança dos alunos. As escolas contactadas têm “planos de emergência internos”, realizam simulacros e oferecem a segurança necessária de todos os alunos “em caso de incêndio ou catástrofe natural”, como explica Luísa Sardo, recentemente reconduzida como diretora do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto.

Para a falta de certificação, os responsáveis apontam as “dificuldades” em cumprir todas as especificidades pedidas pela ANPC, que “são fáceis de implementar mas difíceis de certificar”, como esclarece Dalila Barreira, responsável pela segurança do Externato Cooperativo da Benedita, estabelecimento com plano de emergência certificado desde 2014. “O processo não foi fácil e obrigou ao investimento de vários milhares de euros”, recorda a docente.

AD Footer

Artigos Relacionados

Ocean Adventures redefine turismo de luxo na região

Inspirada pela música, pelo oceano e pelas montanhas, a Ocean Adventures está a redefinir o turismo de luxo...

Andebol de Praia: Nazaré BHT faz história e sagra-se campeão europeu

Foram os próprios andebolistas a custear as deslocações até à ilha de Porto Santo, contudo, acabaram a… ganhar...

Alcobaça coroou campeões da Taça da Liga de Skate

Mariana Simão, no Open Pro feminino, Madu Teixeira, no Open Pro masculino, João Almeida, no Open adaptado, e...

Renovadas entradas de Alcobaça com sinalética alusiva à Terra de Paixão

As entradas da cidade de Alcobaça têm agora uma nova imagem, com a substituição dos antigos totens por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!