Sexta-feira, Janeiro 17, 2025
Sexta-feira, Janeiro 17, 2025

Assinado contrato-programa para futuro Centro de Saúde

Data:

Partilhar artigo:

Está dado mais um passo, agora decisivo, para a construção do futuro Centro de Saúde da Nazaré, com a assinatura do contrato-programa, na passada segunda-feira, entre a Câmara da Nazaré e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Está dado mais um passo, agora decisivo, para a construção do futuro Centro de Saúde da Nazaré, com a assinatura do contrato-programa, na passada segunda-feira, entre a Câmara da Nazaré e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, marcou presença numa cerimónia que serviu para o “cumprimento de uma ansiedade da população”. 

Região de Cister - Assine já!

“Os munícipes da Nazaré têm razões para estar felizes, porque ao fim de 36 anos conseguimos abrir um sinal de esperança para resolver um problema que se arrastava”, frisou o governante, que elogiou a capacidade de promoção internacional das ondas da Praia do Norte. “O Governo tem obrigação de agradecer à Nazaré o que a Nazaré tem feito pelo País”, salientou o detentor da pasta da Saúde.

Na cerimónia, o presidente da Câmara falou de um “dia histórico” e aproveitou para recordar a herança que recebeu há três anos. “Sabemos que a Nazaré é conhecida por duas enormes ondas: a da dívida, que temos vindo a sanar, pois já a reduzimos em 11,5 milhões de euros, e a da Praia do Norte, que temos vindo a potenciar”, afirmou Walter Chicharro. 

“Este é um investimento fundamental para todos os que nos visitam, mas é pensado, principalmente, para os que aqui vivem e trabalham. A Nazaré é cada vez mais o local de habitação não só dos que aqui nasceram, mas também dos que vindos dos mais remotos pontos do planeta não resistem aos encantos das nossas terras e das nossas gentes”, declarou o socialista, notando que a Câmara se substituiu à Administração Regional de Saúde (ARS) no pagamento dos projetos de arquitetura, especialidades e de execução do futuro Centro de Saúde da Nazaré.

O município terá ainda a seu cargo o lançamento da empreitada, a demolição do edifício atual, a execução dos arruamentos, o estacionamento e as infraestruturas (águas, saneamento, a eletricidade, comunicações) e os arranjos exteriores ao edifício. A obra está orçada em 1,2 milhões de euros e será paga pela ARS e com recurso a fundos comunitários, cuja candidatura será apresentada até ao final de outubro. 

O futuro edifício albergará as Unidades de Saúde Familiares Nazareth e Global, que têm nove médicos à disposição da população.

AD Footer

Artigos Relacionados

Primeiro convívio de Natal da Loja Amster juntou cerca de 80 pessoas em Vila Velha de Ródão

A Loja Amster, com sede na vila da Benedita, organizou o primeiro convívio de Natal, nos passados dias...

Educação e formação em Portugal nos estudos internacionais (1)

Acontece que, segundo os especialistas, os resultados das políticas educativas apenas produzem efeitos mensuráveis depois de transcorridos cerca...

Armazém das Artes: uma casa (re)aberta à arte e ao público

Mais de 16 mil pessoas já visitaram o Armazém das Artes desde que o espaço cultural, fundado por...

Benecar distinguida pela 4.ª vez consecutiva com o Prémio Cinco Estrelas

Pelo quarto ano consecutivo, a Benecar conquistou o Prémio Cinco Estrelas, na categoria de Viaturas Seminovas e Usadas. A...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!