Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Banda Sinfónica de Alcobaça atua no norte e prova que é… d’ouro

Data:

Partilhar artigo:

A Banda Sinfónica de Alcobaça subiu no mapa, até Santa Maria da Feira, para participar no concurso Filarmonia D’Ouro – Concurso Internacional de Bandas (CIB), no Europarque da cidade.

A Banda Sinfónica de Alcobaça subiu no mapa, até Santa Maria da Feira, para participar no concurso Filarmonia D’Ouro – Concurso Internacional de Bandas (CIB), que decorreu no último fim de semana de novembro, no Europarque da cidade. No primeiro ano do concurso organizado pela Academia Portuguesa de Banda, a formação de Alcobaça trouxe para casa o 1.º lugar da segunda categoria. Este ano, o troféu de 6.º lugar na primeira categoria soube, também, a vitória.

Os alcobacenses começaram por aquecer com a peça “Suite of Old American Dances – 1.º and, Cake Walk”, de Robert Bennett e terminaram com a escolha do maestro “Red Dragon”, de Ferrer Ferran, mas foi na peça obrigatória “Éli Éli”, de Luís Cardoso, que a Banda Sinfónica de Alcobaça foi excelsa, arrecadando um dos maiores aplausos entre as restantes bandas a concurso.

Região de Cister - Assine Já!

Apesar do elevado nível de dificuldade exigido, a Banda Sinfónica de Alcobaça levou o seu conjunto mais recente. Estrearam-se, no CIB cinco elementos, a acompanhar  a banda há poucos meses. Entre eles, o alcobacense Miguel Traquina, de apenas 13 anos, que toma conta de uma parte da percussão. “A música funciona como o motor de um carro. O carro não trabalha se não tiver motor. Comigo acontece o mesmo, sem a música”, relata o jovem. Apesar de ter conhecido a musicalidade “um pouco tarde, no 5.º ano de escolaridade”, o percussionista entendeu rapidamente que “era da música que queria fazer profissão”.

Maria Vicente partilhou, durante anos, desse mesmo sonho. A trompetista já conta com 30 anos na Banda Sinfónica de Alcobaça, mas, profissionalmente, é gestora de recursos humanos. “Mais do que um passatempo, a música é uma paixão”, admite. O sonho não foi seguido porque entrou para a banda aos 17 anos “e um miúdo de 10 sabia fazer exatamente a mesma coisa”. Mesmo assim, o trompete acompanha-a há três décadas “devido à espontaneidade e vivacidade do som que de lá sai”, remata.

Há dois anos, a trompetista participou na primeira edição do Filarmonia d’Ouro, tendo recebido o maior prémio enquanto música amadora. “Foi uma surpresa chegar ao nível em que estamos. Ao longo destes 30 anos a banda tem evoluído muito, apesar de todas as adversidades”, considera Maria Vicente.

Apesar de estar “apenas” há 15 anos na Banda Sinfónica de Alcobaça, o maestro Rui Carreira, conta com vários anos de experiência no mundo musical, seja em competições ou fora delas. “Um concurso é uma oportunidade excelente para trabalharmos de forma mais afincada e exigente, acabando por servir como um trampolim”, nota o maestro.

Depois de várias horas de trabalho, “os elementos, em particular, e a banda, no geral, acabam por evoluir”, por isso, independente do resultado dos jurados, “esse é o principal lucro da prestação de provas”, esclarece o leiriense.

Foi de batuta em riste que Rui Carreira dirigiu com mestria a banda alcobacense, por entre as partituras exigidas, apresentando “num único ‘take’ várias horas de trabalho”. “Foi fantástica a resposta e o empenho que a banda deu. Não é possível pedir mais, tendo em conta todo o trabalho que foi feito”, conclui o maestro.

O REGIÃO DE CISTER, que neste dia acompanhou a Banda Sinfónica de Alcobaça, garante que os músicos souberam tocar as notas certas… até para os leigos em linguagem musical.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!