Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Espólio da exposição “Tempos de Escola” vai integrar núcleo museológico

Data:

Partilhar artigo:

O espólio da exposição alcobacense “Tempos de Escola” poderá integrar, futuramente, um pequeno núcleo museológico, na escola Frei Domingos, na Benedita, de acordo com o antropólogo Alberto Guerreiro.

O espólio da exposição “Tempos de Escola”, que deu origem à palestra “Ensino em Alcobaça – uma Viagem no Tempo e no Espaço”, que decorreu esta terça-feira, na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, poderá integrar um “pequeno núcleo museológico, dedicado à temática da educação, pensado para ocupar a escola Frei Domingos, na Benedita, num futuro próximo”, adiantou o antropólogo Alberto Guerreiro.

A palestra remontou aos vários momentos em que o panorama educacional da cidade foi considerado de  “vanguarda” em Portugal. Das datas com maior importância destacou-se, impreterivelmente, o dia 11 de janeiro de 1269, quando foi dada a primeira aula pública, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Região de Cister - Assine Já!

“Atualmente há certas reflexões que devem ser feitas, como a dicotomia entre a instrução de há 50 anos e a de agora”, referiu o historiador Jorge Pereira de Sampaio. 

Alberto Guerreiro aproveitou a ocasião para explicar o conceito da nova geração em que o mundo industrializado se prepara para entrar: a “quarta vaga”, ou seja, “a completa desmaterialização da informação, completamente virada para o digital”. “Um dia até os livros serão relíquias, com a mudança dos tempos a dar-se tão rapidamente. Hoje, a maioria já lê em telemóveis e tablets”, notou o alcobacense.

Alcobaça esteve, durante vários séculos, na linha da frente no que respeita às práticas educacionais. A cidade inovou com a primeira rede escolar nacional e no método de ensino, passando pela primeira escola dedicada apenas ao género feminino. A cidade serviu, também, como caso exemplar quanto às chamadas escolas técnicas nacionais e, neste momento, tem um dos maiores agrupamentos de escolas do país. 

No que remonta à escola do antigamente “são recordações que rodopiam ao sabor da saudade” proferiu a reformada professora de História, Judite Granada, ao ler um texto que havia escrito em 2005 e remontava à educação dos anos cinquenta, sobre a descrição da escola que frequentava na época. “O legado de outrora não se perdeu. Alcobaça continua a apostar fortemente em matéria educacional”, sublinhou Alberto Guerreiro. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!