Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Alunos promovem voluntariado em “Missão Alegria”

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de jovens estudantes da Escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, “aprendem vivendo” no grupo de voluntariado “Missão Alegria”.

Foi na disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica (EMRC) que o padre e professor Moisés Herves propôs o desafio à turma: fazer o bem em comunidade em comunhão com a natureza e de forma voluntária. “Aprender vivendo” é o lema do grupo de voluntariado “Missão Alegria”, composto por um grupo de jovens estudantes do 8.º ano, da Escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré.

A trabalhar há apenas um período letivo, a “missão” abrange todos os estudantes interessados em ser voluntários nas horas vagas, estendendo-se a alunos que não frequentam aquela disciplina. Apesar do número de elementos ser variável, pelo menos 16 estudantes mantêm contacto regular com as ações de voluntariado levadas a cabo dentro e fora das salas de aula. 

Região de Cister - Assine já!

O pároco de Famalicão, Nazaré e Pederneira é responsável por guiar o grupo em várias ações de voluntariado pelo concelho. A atividade mais recente foi a limpeza da Capela do Monte de São Brás, em colaboração com a Paróquia, onde nove alunos, fora do horário escolar, se reuniram para recolher o lixo ao redor da capela, limpar o chão e recolher objetos degradados nas redondezas. 

As atividades tendem a ter um contacto com a natureza, para proporcionar “experiências em campo… daí o lema do grupo ser ‘aprender vivendo’”, sublinha o padre Moisés Herves, para quem o clube de voluntariado tem como objetivo “dar-lhes mais gosto pela escola e pelos seus projetos de vida, através dos valores da moral católica e experiências pelas quais devem passar, criando-se assim uma balança que lhes permite ver a vida de uma forma mais equilibrada”.

“A disciplina [EMRC] não é o mesmo que a catequese. Pretende-se, sobretudo, que os alunos ganhem interesse para as atividades em geral e estejam constantemente despertos para o mundo que os rodeia”, considera o pároco.

Entretanto, os alunos voluntários já começaram a planear, para o final do 2.º período, uma peregrinação até à cidade de Cáceres, em Espanha, para visitar o santuário histórico de Guadalupe.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!