Terça-feira, Agosto 9, 2022
Terça-feira, Agosto 9, 2022

Uma família (bem) afinada no Coro da Banda de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Uma família inteira nasceu para a música. O pai José, a mãe Susana e as filhas Catarina e Laura integram o Coro da Banda de Alcobaça desde que o agrupamento foi criado, em 2013.

Nesta família tudo sai bem afinado. O pai José, a mãe Susana e as filhas Catarina e Laura integram o Coro da Banda de Alcobaça desde que o agrupamento foi criado, em 2013. José Mesquita, natural do Porto, e Susana Clara, de Peniche, conheceram-se e apaixonaram-se durante a vida académica… no Coro Misto da Universidade de Coimbra, “lá para a década de 90” do século passado. 

O gosto pelo coro, que no caso de José surgiu por acaso, evoluiu para algo mais sério e passados todos estes anos, transformou-se numa verdadeira atividade de família. “Temos outras atividades e as meninas também praticam desporto mas é a cantar que estamos todos juntos”, nota Susana Clara.

Apesar da diferença de idades, a psicóloga de profissão garante que “todos estão ao mesmo nível” na música. As três sopranos e o baixo “aprendem uns com os outros” e apresentam “mini-shows” em casa, para praticar as músicas escolhidas pela maestrina Vera Santos.

As filhas Catarina e Laura começaram a ir aos ensaios “muito novas” quando Laura ainda nem sabia ler. A menina, que não recusa um sorriso a ninguém, começou por assistir apenas aos ensaios e gradualmente foi fazendo pequenas participações, “porque foi decorando as músicas mesmo sem saber ler”, conta a mãe.

Esta família é, também, a prova que para cantar basta “ter bom ouvido”, garante José Mesquita que, à semelhança do resto da família, não tem qualquer formação musical. Laura, a mais nova, vai mais longe e dá conselhos para aprender a cantar: “é preciso ouvir, treinar e praticar as notas mais difíceis e aprender com quem mais sabe”.

Posto desta forma, é “fácil” começar a cantar e toda a gente o pode fazer, acredita a menina de 9 anos que pensa vir a poder ter um futuro relacionado com a música.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022. A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade em Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Atelier do Doce remodela casa para criar projeto inovador

A “casa” do Atelier do Doce tem estado em obras. Com a ampliação para mais 1.500 metros quadrados,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!