Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Uma família (bem) afinada no Coro da Banda de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Uma família inteira nasceu para a música. O pai José, a mãe Susana e as filhas Catarina e Laura integram o Coro da Banda de Alcobaça desde que o agrupamento foi criado, em 2013.

Nesta família tudo sai bem afinado. O pai José, a mãe Susana e as filhas Catarina e Laura integram o Coro da Banda de Alcobaça desde que o agrupamento foi criado, em 2013. José Mesquita, natural do Porto, e Susana Clara, de Peniche, conheceram-se e apaixonaram-se durante a vida académica… no Coro Misto da Universidade de Coimbra, “lá para a década de 90” do século passado. 

O gosto pelo coro, que no caso de José surgiu por acaso, evoluiu para algo mais sério e passados todos estes anos, transformou-se numa verdadeira atividade de família. “Temos outras atividades e as meninas também praticam desporto mas é a cantar que estamos todos juntos”, nota Susana Clara.

Região de Cister - Assine já!

Apesar da diferença de idades, a psicóloga de profissão garante que “todos estão ao mesmo nível” na música. As três sopranos e o baixo “aprendem uns com os outros” e apresentam “mini-shows” em casa, para praticar as músicas escolhidas pela maestrina Vera Santos.

As filhas Catarina e Laura começaram a ir aos ensaios “muito novas” quando Laura ainda nem sabia ler. A menina, que não recusa um sorriso a ninguém, começou por assistir apenas aos ensaios e gradualmente foi fazendo pequenas participações, “porque foi decorando as músicas mesmo sem saber ler”, conta a mãe.

Esta família é, também, a prova que para cantar basta “ter bom ouvido”, garante José Mesquita que, à semelhança do resto da família, não tem qualquer formação musical. Laura, a mais nova, vai mais longe e dá conselhos para aprender a cantar: “é preciso ouvir, treinar e praticar as notas mais difíceis e aprender com quem mais sabe”.

Posto desta forma, é “fácil” começar a cantar e toda a gente o pode fazer, acredita a menina de 9 anos que pensa vir a poder ter um futuro relacionado com a música.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!