Sábado, Novembro 1, 2025
Sábado, Novembro 1, 2025

Alunos do Centro Escolar da Benedita dão forma ao barro em ateliê

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Escolar da Benedita abriu portas ao “Ateliê do Barro”. Do ensino pré-escolar ao 4.º ano, todos os alunos tiveram oportunidade de por as mãos na massa e dar asas à imaginação com a ajuda da artesã Lúcia Duarte. 

Crianças, barro, materiais… ação! O Centro Escolar da Benedita abriu portas ao “Ateliê do Barro”. Do ensino pré-escolar ao 4.º ano, todos os alunos tiveram oportunidade de por as mãos na massa e dar asas à imaginação, em dois workshops, com a ajuda da artesã Lúcia Duarte. 

Esta segunda-feira acontece última sessão do Ateliê do Barro, com a artesã a trazer até ao Centro Escolar várias peças realizadas por si ao longo dos anos.

Região de Cister - Assine Já!

Prevista no Plano de Atividades do Centro Escolar, a iniciativa, realizada fora do tradicional contexto de sala de aula, pretendia que os alunos trabalhassem a temática do ecoturismo, através do manusear da arte plástica.

“Tendo em conta o tema central, nada melhor do que trabalhá-lo através do barro e com quem o domina”, adiantou a coordenadora daquele estabelecimento escolar, Liliana Sousa.

Durante as duas sessões do ateliê trabalharam-se os símbolos tradicionais locais, relacionados com o turismo. Previamente, em sala de aula, os alunos tiveram liberdade para imaginar as peças a que queriam dar corpo.

“É também uma forma das crianças darem mais valor ao artesanato e poderem ter novas experiências com o barro, promovendo uma maior sensibilidade artística”, explicou a professora, acrescentando que, assim “os mais novos passam a valorizar a dificuldade da construção de uma peça de raiz, bem como a compreender melhor a linha que separa a imaginação do trabalho real”. A matéria-prima foi trazida de  Aljubarrota por Lúcia Duarte.

O entusiasmo das crianças foi moldado em cada peça aprimorada que realizaram. No final do dia, as “obras” ficam a secar na sala de aula, devidamente identificadas, para quando (finalmente) secas, cada “artista” levar a sua para casa.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Descarga ilegal de efluentes pecuários detetada em Aljubarrota após denúncia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha detetou, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!