Quinta-feira, Outubro 29, 2026
Quinta-feira, Outubro 29, 2026

Cistermúsica assinala bodas de prata com “melhor edição de sempre”

Data:

Partilhar artigo:

A celebrar as bodas de prata do festival, a organização do Cistermúsica está a preparar aquela que tem tudo para ser a melhor edição de sempre em 26 anos de música clássica em Alcobaça.

A celebrar as bodas de prata do festival, a organização do Cistermúsica está a preparar aquela que tem tudo para ser a melhor edição de sempre em 26 anos de música clássica em Alcobaça.

Uma das grandes novidades deste ano é a realização de quatro espetáculos na escadaria do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O “enquadramento” do monumento Património da Humanidade conjugado com o facto de estes espetáculos serem de entrada livre, leva os responsáveis pelo Cistermúsica a ter expectativas de que este ano se “quebrarão os recordes de público”, como, aliás, tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Região de Cister - Assine já!

A programação principal do festival conta com 16 grupos que farão duas dezenas de apresentações. No total, e acrescentando a programação Off e didática para juniores e famílias, a 25.ª edição do Cistermúsica terá mais de 40 espetáculos.

O festival arranca este sábado, com um concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça “em torno de Ravel”. A banda vai ser regida pelo maestro Jean-Sébastien Béreau e vai apresentar obras como Bolero e Ma Mere L’oye, entre outras deste conceituado compositor. Esta é a primeira vez que a Banda Sinfónica de Alcobaça convida um maestro internacional, pelo que Rui Morais, co-diretor artístico do festival, está confiante de que o “desafio é grande” mas que o espetáculo “será dos melhores” deste agrupamento em mais de 90 anos de história.

Durante a conferência de imprensa daquele que é o maior festival de música erudita do País, Paulo Inácio defendeu que a programação deste ano é “extraordinária” e congratulou Rui Morais e Alexandre Delgado, co-diretores artísticos do Cistermúsica, pela relevância que o festival está a ganhar no País e, até, no estrangeiro. 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Capador… uma casa com quase um século de história

“É uma história de quase um século, que foi passando de geração em geração e que, hoje, temos...

Obras de requalificação da Rua da Piedade poderão ultrapassar os 300 mil euros

A Câmara de Alcobaça vai intervir na Rua da Piedade, via que liga os Casais da Vestiaria à...

Selo de qualidade eTwinning atribuído ao 9.º e 11.º ano

Os projetos “Blue Changemakers – Youth Power for Ocean Sustainability” e “Connected Teenagers”, desenvolvidos por alunos do Agrupamento...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!