Segunda-feira, Novembro 25, 2024
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Cistermúsica assinala bodas de prata com “melhor edição de sempre”

Data:

Partilhar artigo:

A celebrar as bodas de prata do festival, a organização do Cistermúsica está a preparar aquela que tem tudo para ser a melhor edição de sempre em 26 anos de música clássica em Alcobaça.

A celebrar as bodas de prata do festival, a organização do Cistermúsica está a preparar aquela que tem tudo para ser a melhor edição de sempre em 26 anos de música clássica em Alcobaça.

Uma das grandes novidades deste ano é a realização de quatro espetáculos na escadaria do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O “enquadramento” do monumento Património da Humanidade conjugado com o facto de estes espetáculos serem de entrada livre, leva os responsáveis pelo Cistermúsica a ter expectativas de que este ano se “quebrarão os recordes de público”, como, aliás, tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Região de Cister - Assine Já!

A programação principal do festival conta com 16 grupos que farão duas dezenas de apresentações. No total, e acrescentando a programação Off e didática para juniores e famílias, a 25.ª edição do Cistermúsica terá mais de 40 espetáculos.

O festival arranca este sábado, com um concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça “em torno de Ravel”. A banda vai ser regida pelo maestro Jean-Sébastien Béreau e vai apresentar obras como Bolero e Ma Mere L’oye, entre outras deste conceituado compositor. Esta é a primeira vez que a Banda Sinfónica de Alcobaça convida um maestro internacional, pelo que Rui Morais, co-diretor artístico do festival, está confiante de que o “desafio é grande” mas que o espetáculo “será dos melhores” deste agrupamento em mais de 90 anos de história.

Durante a conferência de imprensa daquele que é o maior festival de música erudita do País, Paulo Inácio defendeu que a programação deste ano é “extraordinária” e congratulou Rui Morais e Alexandre Delgado, co-diretores artísticos do Cistermúsica, pela relevância que o festival está a ganhar no País e, até, no estrangeiro. 

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!