Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Cistermúsica assinala bodas de prata com “melhor edição de sempre”

Data:

Partilhar artigo:

A celebrar as bodas de prata do festival, a organização do Cistermúsica está a preparar aquela que tem tudo para ser a melhor edição de sempre em 26 anos de música clássica em Alcobaça.

A celebrar as bodas de prata do festival, a organização do Cistermúsica está a preparar aquela que tem tudo para ser a melhor edição de sempre em 26 anos de música clássica em Alcobaça.

Uma das grandes novidades deste ano é a realização de quatro espetáculos na escadaria do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O “enquadramento” do monumento Património da Humanidade conjugado com o facto de estes espetáculos serem de entrada livre, leva os responsáveis pelo Cistermúsica a ter expectativas de que este ano se “quebrarão os recordes de público”, como, aliás, tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Região de Cister - Assine já!

A programação principal do festival conta com 16 grupos que farão duas dezenas de apresentações. No total, e acrescentando a programação Off e didática para juniores e famílias, a 25.ª edição do Cistermúsica terá mais de 40 espetáculos.

O festival arranca este sábado, com um concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça “em torno de Ravel”. A banda vai ser regida pelo maestro Jean-Sébastien Béreau e vai apresentar obras como Bolero e Ma Mere L’oye, entre outras deste conceituado compositor. Esta é a primeira vez que a Banda Sinfónica de Alcobaça convida um maestro internacional, pelo que Rui Morais, co-diretor artístico do festival, está confiante de que o “desafio é grande” mas que o espetáculo “será dos melhores” deste agrupamento em mais de 90 anos de história.

Durante a conferência de imprensa daquele que é o maior festival de música erudita do País, Paulo Inácio defendeu que a programação deste ano é “extraordinária” e congratulou Rui Morais e Alexandre Delgado, co-diretores artísticos do Cistermúsica, pela relevância que o festival está a ganhar no País e, até, no estrangeiro. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!