Sábado, Maio 2, 2026
Sábado, Maio 2, 2026

Rui Rasquilho inaugura ciclo de conferências do Região de Cister

Data:

Partilhar artigo:

Os conceitos de cidadania e liberdade foram o mote do jantar-conferência que teve Rui Rasquilho como orador convidado e que marcou o arranque das comemorações dos 25 anos do REGIÃO DE CISTER.

Os conceitos de cidadania e liberdade, e a evolução que sofreram ao longo dos séculos, foram o mote do jantar-conferência que teve Rui Rasquilho como orador convidado e que marcou o arranque das comemorações dos 25 anos do REGIÃO DE CISTER, do 3.º aniversário da Granja de Cister e serviu, ainda, de jantar oficial da 25.ª edição do festival Cistermúsica.

A cidadania e a liberdade são “valores civilizacionais”, pelo que se foram alterando à medida que as “sociedades foram evoluíndo”, defendeu o historiador.

Região de Cister - Assine Já!

O antigo diretor do Mosteiro de Alcobaça apoiou-se em três pensadores do século XX para fazer um ensaio sobre a importância dos conceitos. Rui Rasquilho citou as respostas que o indiano Mahatma Gandhi, o italiano Benedetto Croce e o inglês Carr deram à Unesco no âmbito da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na ressaca do pós-Segunda Guerra Mundial.

O conferencista chegou à conclusão que os conceitos advêm das “circunstâncias políticas” e “variam historicamente”, pelo que são “aceitáveis em cada época”. “O que era aceitável há 50 anos hoje pode não o ser”, concluiu Rui Rasquilho.

O jantar-conferência teve lugar esta sexta-feira na Sala da Debulhadora, da Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

Casas no litoral à venda por três mil euros o metro quadrado

Comprar casa no litoral de Alcobaça e Nazaré é cada vez mais caro. Na Nazaré, o preço médio...

Diana Azevedo vai ser a primeira mulher à frente da Capitania da Nazaré

A capitão-tenente Diana Oliveira Martins Azevedo foi nomeada para o cargo de capitão do Porto da Nazaré, com...

Porto de Mós, Nazaré e Alcobaça em destaque no índice de presença digital autárquica

Os municípios de Porto de Mós, Nazaré e Alcobaça destacam-se no estudo “Presença na Internet das Câmaras Municipais...

Memória dos combatentes perpetuada em Famalicão

A memória dos antigos combatentes de Famalicão ficou inscrita no espaço público no dia 25 de Abril, com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!